Home > Dicas

Aprenda a navegar com segurança em redes Wi-Fi públicas

Acessar a internet em redes wi-fi públicas, mesmo por poucos minutos, pode custar caro; saiba como proteger seus emails.

IDG News Service

21/06/2010 às 12h15

Foto:

Com o aumento do número de redes wi-fi, cada vez mais é preciso utilizar medidas de segurança adequadas para se proteger, principalmente ao acessar redes públicas durante eventuais viagens.

Por mais que seja possível evitar, é tentador acessar a web em bares e cafés, pelos preços baixos e pela simplicidade de, com apenas com um login, obter informações sobre o resto do mundo, ou, por exemplo, verificar o saldo de uma conta bancária ou email.

No entanto, acessar a internet nestes locais, mesmo que por poucos minutos, pode custar caro e todos os usuários devem ser cautelosos sobre a utilização, de tais serviços, em um ambiente aberto.

Abaixo, seis dicas de como utilizar o Gmail para reduzir os riscos e controlar melhor os emails de outras contas. 

1. Use um sistema de webmail com HTTPS para toda a sessão. A maioria usa HTTPS apenas quando vai acessar sites, mas eles, geralmente, voltam para HTTP após a autenticação. As duas exceções são a versão web do Microsoft Outlook e o Gmail. A menos que você use um desses, seu e-mail não estará seguro.

2. Se o seu e-mail não é criptografado, todos conectados a mesma rede wi-fi podem ler o conteúdo de suas mensagens. Em certos casos, uma pessoa pode roubar o cookie da sessão e se registrar na sua conta de webmail, mesmo sem a senha. Certifique-se de que esteja usando uma página criptografada.

3. Se você precisar acessar a sua caixa de entrada completa do Gmail, o POP3 pode ser a melhor opção. Clique no item Configurações, depois em Encaminhamento e POP/IMAP e marque a opção "Ativar o POP para e-mails que chegarem a partir de agora". Clique em Salvar alterações. Mensagens em sua caixa de entrada poderão ser lidas a partir de servidores do Google, ainda que você não esteja conectado na web.

4. Mesmo que você não costume usar o Gmail, vale a pena cadastrar uma conta e usar o serviço de redirecionamento de emails, pelo menos durante a viagem. Cadastre-se no site do Google, em seguida, vá para Configurações, depois em Contas e Importação e digite os detalhes de sua outra conta de webmail. Digite a senha e escolha como deve lidar com as mensagens.

5. Se desejar, você pode usar a opção 'De' do Gmail para fazer o envio de  mensagens, como se estivesse usando sua conta de email regular, mesmo nome e mesmos dados. Clique em Configurações, em Contas e Importação, e por último em "Enviar e-mail como." Digite os detalhes pedidos sobre a conta, clique em Next Step e siga as instruções.

6. Caso você receba muitas mensagens, use o serviço de filtragem para se organizar. Crie um filtro para criar uma nova regra. Ao retornar de sua viagem, desligue o serviço de encaminhamento de e-mails nas configurações, no menu Contas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail