Home > Dicas

Aprenda a sincronizar arquivos entre dois computadores

Quem usa um PC em casa e outro no trabalho como é difícil garantir que os dados estejam atualizados com a última versão.

Lincoln Spector, PC World/EUA

27/05/2009 às 13h17

sync150.jpg
Foto:

sync150.jpgSe você acha difícil manter controle sobre as informações armazenadas em um único computador, considere o que pode acontecer com aquele usuário que tem um desktop (em casa ou no trabalho) e conta com um notebook para usar quando está fora desses ambientes.

Manter os dados atualizados entre esses sistemas não é tarefa e é grande o risco de você salvar uma versão mais antiga de um documento ou planilha sobre a última alteração de fez.

O bom senso indica que você deveria observar a data de última atualização do documento – e o Windows ainda pergunta se você deseja mesmo substitui o arquivo pelo atual. Na rotina diária, porém, esta não é uma estratégia confiável.

Uma forma simples de fazer isso é usar o conceito de cloud computing, ou computação em nuvem. Por meio de aplicativos baseados na web, o usuário armazena as informações a serem compartilhados em um servidor na internet e pode acessá-las a partir de qualquer PC com esteja conectado à web.

O Gmail e o Google Calendar são exemplos desse tipo de solução pois tornam disponíveis o correio eletrônico, dados de contatos e a agenda de compromissos em qualquer computador com internet.

Leia também: 
>> Como sobreviver a um HD que está com os dias contatos
>> Dez downloads para colocar seu PC em ordem
>> Backup online: como escolher o melhor serviço
>> Aplicativos que vão dar uma sobrevida a um PC velhinho

Pode-se ainda optar por manter os documentos que você mais usa em um flash drive. Quando precisar deles, basta conectar o dispositivo portátil no PC que ser vai utilizar e acessar a informação desejada.

Uma solução mais abrangente envolve o uso de softwares desenvolvidos para manter a sincronia entre dois computadores.

Porta-Arquivos: Ele vem com o Windows XP e Vista. Basta utilizar um dispositivo USB, conectá-lo à máquina e abrir a pasta do mesmo. Ao acessar, clique com o botão direito do mouse sobre um espaço em branco e selecione Novo, Porta-Arquivos.

Dê um nome ao seu porta-arquivos e arraste todos os arquivos que quer sincronizar para dentro dela. Depois é só usar os arquivos diretamente do USB (e não salvar no HD) e quando for reutilizar em outra máquina, basta abrir a pasta Porta-Arquivos e selecionar Atualizar Todos os Itens.

FreeFileSync: Este programa open source e gratuito tem algumas coisas irritantes (não conseguimos usar o filtro corretamente), mas é simples de usar, funciona e não custa nada.

Syncromagic: Se você precisa de algo com mais opções e funções, este programa pode valer a taxa de 40 dólares (e você ainda ganha 30 dias de graça para pensar bem antes de confirmar). Entre as opções, desligar o PC depois que terminar de sincronizar; filtrar os arquivos por data e/ou tamanho; envio de notificações de e-mail; e suporte a FTP. Esta última opção permite que você carregue seus arquivos para a internet e baixe-as depois.

pcw_logo_twitter_40.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail