Home > Dicas

Aprenda a solucionar os problemas mais comuns das redes domésticas

Sinais Wi-Fi lentos, conexões que somem e impressoras que deixam de ser compartilhadas na rede. Veja algumas dicas para esses problemas.

PC World/EUA

12/02/2008 às 17h09

problemas_rede_150.jpg
Foto:

rede_dom_150Por que meus PCs não conseguem 'se enxergar' na rede se eles compartilham a internet? Como os computadores têm acesso à web, podemos assumir que não há problema com as conexões de hardware.

Um bom começo para a investigação é o assistente de ajuda do Windows - não que ele seja a melhor ferramenta, mas é a  ação mais rápida que se pode ter.  No XP selecione Iniciar, Ajuda e Suporte. Clique em Corrigindo um problema e depois em Problemas de redes. Caso utilize o Vista, clique em Iniciar, Ajuda e Suporte, Solução de problemas e depois em Solução de problemas para encontrar computadores em uma rede doméstica.

Se essa operação não ajudar (e provavelmente não irá), confira o firewall. Programas de firewall como o ZoneAlarm e o Norton Internet Security geralmente bloqueiam redes locais. Cheque a configuração deles.

Proteja o PC:
> Seis opções de firewall

Como medida de precaução, desconecte os computadores da internet, desligando seu modem DSL ou desconectando o modem do roteador. Em seguida desative os firewalls dos computadores.

Se ainda assim os PC não conseguir se 'encontrar', já é possível afirmar que o problema não está relacionado ao firewall.

problemas_rede_01

Se for possível, ative o firewall de um dos computadores. O problema persiste? Confira as configurações do software para tornar a rede local “amigável”. Você deve adicionar seus computadores a uma “Zona de Confiança” ou algum grupo.

Repita este processo nos outros computadores. Mas atenção: não reative a conexão internet enquanto o firewall estiver inativo e todos os computadores podendo se comunicar uns com os outros.

Certifique-se que o “Grupo de trabalho” é o mesmo em todos os
computadores, caso contrário as máquinas não irão se encontrar na rede (veja imagem acima).

++++
Vá mais fundo

Para verificar os grupos de trabalho, selecione Iniciar, digite sysdm.cpl e pressione Enter. Clique na guia Nome do computador.
Se o nome do grupo de trabalho não for o mesmo nos computadores, clique
em Alterar e corrija.

Agora verifique se compartilhamento está ativo. Selecione Executar e digite ncpa.cpl e pressione Enter. Clique com o botão direito na
conexão apropriada e selecione Propriedades. Se a opção
Compartilhamento de arquivos e impressoras para rede não estiver
selecionado, marque-a.

problemas_rede_02

Se você estiver usando o vista, também pode selecionar Iniciar, Redes, clicar em Centro de Redes e Compartilhamento. Lá podem ser encontradas suas configurações de compartilhamento.

Para configurar as propriedades de compartilhamento de uma pasta, clique sobre ela com o botão direito , selecione Compartilhamento para acessar suas propriedades.

Certifique-se que uma pasta está compartilhada: No Windows Explorer do XP, navegue até a pasta que você deseja compartilhar. Se o ícone da pasta não possuir uma pequena mão sobre ele, clique na pasta com o botão direito e selecione Compartilhamento e Segurança.
++++
rede_dom_150Na janela resultante, na guia Compartilhamento, ative o compartilhamento e complete as outras opções que se encaixem.

Se o seu sistema operacional é o Vista, a pasta deve conter uma pequena figura de duas pessoas no canto inferior esquerdo. Caso ele não apareça, um clique com o botão direito sobre a pasta e depois em Compartilhar.

Na janela que surgirá, digite Todos na caixa de diálogo, clique em Adicionar, ajuste o nível de permissão (se desejado) e clique em Compartilhar.

Se ainda os computadores não se encontram, tente um outro procedimento simples que algumas vezes funciona. Selecione Iniciar, digite o endereço de rede do outro computador e pressione Enter. O caminho de rede é provavelmente composto de duas barras invertidas e o nome do PC na rede, como \\chirs (para um computador cujo nome é chris).

Se esse procedimento funcionar você pode mapear o computador como um drive de rede ou criar um atalho para ele.++++

Compartilhe a impressora
A impressora pode ser facilmente adicionada e compartilhada. Mas não é possível imprimir de outros computadores, a não ser que o computador em que ela for conectada estiver ligado. No computador em que a impressora está instalada, acesse o Painel de controle e a pasta Impressoras e Faxes.

Para configurar as preferências de compartilhamento, clique com o botão direito sobre a impressora e depois em Compartilhamento, confira se a guia Compartilhe esta impressora foi assinalada e clique em OK.

problemas_rede_03

No computador remoto, na pasta Impressoras, selecione Adicionar uma impressora de Rede, wireless ou Bluetooth.

Nos outros computadores da rede, abra o Painel de controle, Impressoras e Faxes e clique em Adicionar uma impressora. No assistente, seleciona a Opção de rede. Ele deve encontrar a impressora e te levar ao resto do setup.++++

Nesse caso, para que os demais computadores da rede possam utilizar essa impressora, o PC ao qual ela está conectada deverá estar ligado. Uma forma de resolver isso é adquirir um pequeno servidor de impressão (preços a partir de 215 reais), com uma porta paralela ou USB em uma ponta e uma saída Wi-Fi ou ethernet. Bata plugá-lo na impressora e na rede, instalar o driver em todos o s PCs e todos poderão imprimir.

problemas_rede_04

Qualquer servidor paralelo deveria funcionar com toda impressora paralela. Com USB as coisas não são tão simples. Se sua impressora possui interface paralela, você precisa encontrar um servidor de impressão USB que ofereça suporte à sua impressora.

Uma dica é consultar o fabricante da impressora para checar um servidor compatível. Usar um servidor de impressão, apesar de prático, pode gerar alguns problemas. Ele é mais um dispositivo que deve estar sempre ligado, consumindo energia, além de ampliar a quantidade de conexões na sua rede.

Se esses problemas te incomodam, ou se sua impressora não é compatível com nenhum servidor, há uma outra alternativa, a mais cara de todas: uma impressora com suporte a rede.

Uma impressora equipada com Wi-Fi ou ethernet é a via mais simples e versátil, mas só se torna economicamente viável se você precisar de uma impressora nova. Mantenha funcionalidades de rede na próxima compra de impressora.++++

rede_dom_150Velocidade de acesso
Por que minha velocidade wireless de internet varia tanto e porque essa variação parece não afetar a performance da internet?

Se você já tentou escutar o rádio enquanto seu carro passa por um grande túnel, você sabe que o ambiente afeta a transmissão do sinal wireless. Um membro da família ligando o microondas ou um vizinho acessando sua rede Wi-Fi podem baixar o sinal em sua casa.

Veja também:
> Passo-a-passo da rede sem fio

E essa interferência, se não interromper seu sinal, irá reduzir a conexão. Portanto, não é surpreendente que seu sinal seja melhor em alguns dias que outros.

O Wi-Fi 802.11g suporta taxas de transferência de 54 Mbps (megabits por segundo). Mesmo se a interferência cortar a taxa para um quinto dessa velocidade, você ainda terá uma internet mais rápida que uma conexão discada.

Confira:
> Sem fios, sem problemas

Se mesmo assim você quiser minimizar esse problema, tente instala o roteador em outro local - de preferência que seja elevado e longe de fontes eletromagnéticas que possam causar interferências

Caso existam outras redes sem fio na vizinhança, procure trocar o canal de comunicação no roteador (não se esqueça de que você deverá utilizar o mesmo canal em cada um dos dispositivos de rede que estiverem acessando esse roteador).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail