Home > Dicas

Aprenda a testar um eletrônico ainda na loja

Câmeras, TVs, computadores e smartphones: há vários testes que você pode fazer neles para ajudá-lo a escolher o melhor produto entre inúmeras opções.

Equipes PCWorld EUA e PCWorld Brasil

31/05/2012 às 12h52

Foto:

Nota do Editor: esta é uma reedição de uma matéria originalmente publicada no início deste ano. Quando necessário, as informações foram atualizadas.

Comprar um eletrônico, seja ele um computador, uma TV ou uma câmera digital, não é uma tarefa fácil. Não só a variedade de modelos é imensa, como muitas vezes detalhes aparentemente pequenos podem fazer toda a diferença entre uma ótima compra e uma amarga decepção. E pra piorar, os fabricantes adoram nos bombardear com termos de marketing que, embora soem atraentes, muitas vezes não significam nada na prática, e dificultam uma comparação.

Foi por isso que elaboramos este guia, que mostra testes simples e rápidos que você pode fazer, na própria loja, para ajudá-lo a escolher o melhor produto. Note que eles fornecem apenas parte da informação de que você precisa para se decidir pela compra. Obviamente há características como o preço, design e confiança na marca, que você também tem de levar em conta e que não cobrimos aqui. Encare nossas dicas como um “critério de desempate”. 

Leia também
» Veja o que importa na hora de comprar um eletrônico

O número de testes que você poderá realizar varia de loja para loja. Em algumas você irá encontrar aparelhos funcionando e prontos para o uso (e teste), enquanto em outras eles estarão “trancados” em displays de acrílico, ou sequer ligados.

Nosso conselho? Compre nas lojas que permitem que você experimente o produto. E evite aquelas que insistem em manter nas mesas e prateleiras câmeras sujas, notebooks sem teclas e TVs com telas arranhadas (acredite, já vimos isso!): se elas mal se preocupam em atrair o consumidor, imagine como é o pós-venda!

testareletronico-360px.jpg
Faça estes testes simples antes de escolher uma TV, celular, computador ou câmera

Clique em cada categoria de produto abaixo para saber mais sobre os testes que você pode e deve!) fazer. Boas compras!

Desktops: analise o tempo de boot, o nível de ruído e fique de olho no desempenho dos componentes individuais. Em máquinas com telas sensíveis ao toque, veja se ela responde bem aos comandos.

Notebooks: vale a pena conferir o ângulo de visão e qualidade da tela, o conforto do teclado e do trackpad e, principalmente, o peso e a autonomia de bateria.

TVs de alta-definição: nível de luz da tela, fidelidade de cor e ângulo de visão são itens importantes que você tem que testar. Mas lembre-se de colocar a TV no modo certo antes disso!

Smartphones: A sensibilidade da tela ao toque, a qualidade do som e da câmera e até mesmo o desempenho podem ser avaliados facilmente. Não se esqueça de ver se o design lhe agrada!

Câmeras digitais: Foco, estabilização de imagem, zoom e tempo até a câmera estar pronta para a primeira foto são muito importantes e fáceis de comparar entre diversos modelos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail