Home > Dicas

Aprenda a testar uma câmera ainda na loja

Você está procurando uma câmera nova, encontrou três modelos que lhe agradam mas não sabe qual escolher? Faça estes testes rápidos ainda na loja para encontrar a melhor

Equipes PCWorld EUA e PCWorld Brasil

17/04/2012 às 16h20

Foto:

Nota do Editor: esta é uma reedição de uma matéria originalmente publicada no início deste ano. Quando necessário, as informações foram atualizadas.

Imagine o cenário: você precisa de uma nova câmera digital, visita algumas lojas e encontra três modelos que lhe agradam, mas não sabe qual deles escolher. Nessa hora os testes simples abaixo, que podem ser feitos na própria loja, podem ajudá-lo a se decidir.

Note que eles fornecem apenas parte da informação de que você precisa para se decidir pela compra. Obviamente há características como o preço, design e confiança na marca, que você também tem de levar em conta e que não cobrimos aqui. Encare nossas dicas como um “critério de desempate”. 

O número de testes que você poderá realizar varia de loja para loja. Em algumas você irá encontrar câmeras funcionando e prontas para o uso (e teste), enquanto em outras verá máquinas “trancadas” (protegidas com senha, ou atrás de um painel de acrílico) ou sequer ligadas.

Nosso conselho? Compre nas lojas que permitem que você experimente o produto. E evite aquelas que insistem em manter nas mesas e prateleiras câmeras sujas, com lentes arranhadas ou telas rachadas (acredite, já vimos isso!): se elas mal se preocupam em atrair o consumidor, imagine como é o pós-venda!

Leia também
» Veja o que importa na hora de comprar um eletrônico
» Como cuidar de sua câmera digital

Olho no foco!

Em câmeras com zoom de longo alcance, mire a lente no local mais distante da loja e aproxime a imagem lentamente. Verifique se a câmera ajusta automaticamente o foco no meio do caminho e na aproximação máxima. 

testarcamera_close-360px.jpg
Teste do close: aproxime a lente ao máximo do objeto e tente focar a imagem

Teste também os closes: escolha um pedaço de texto qualquer, coloque a lente o mais próximo possível dele e dê um “meio apertão” no botão do obturador para que a câmera ajuste o o foco. Repita o processo aumentando a distância gradualmente, até que a câmera consiga o foco perfeito. Esta será a distância mínima de um objeto a que você poderá chegar na hora de fotografar. É o suficiente para você?

Atraso do obturador

Não há nada pior do que perder um momento porque a câmera, mesmo já ligada, demorou demais para focar e registrar a imagem. Para testar quanto tempo ela leva do foco ao clique pegue um cronômetro e ligue a câmera. Inicie o cronômetro, dê um meio-apertão no botão do obturador para que a câmera busque o foco e, assim que ela conseguir, bata a foto. O tempo indicado pelo cronômetro é quanto a câmera levou para completar todo o processo. Quanto menos, melhor.

Tempo para ligar

Outro problema irritante é uma câmera que demora séculos para ligar. Até lá o seu gato já saiu daquela pose engraçada e seu filho parou de fazer uma gracinha. Para medir isto você irá precisar novamente de um cronômetro e uma câmera desligada.

testarcamera_ligar-360px.jpg
Meça quanto tempo a câmera demora para ligar e tirar uma foto

Inicie o cronômetro e ao mesmo tempo ligue a câmera. Assim que ela “ligar” coloque a imagem em foco e bata uma foto do cronômetro. O tempo mostrado na imagem é quanto a câmera levou do zero ao clique. Quanto menor, melhor.

Estabilização automática

Use o zoom máximo para enquadrar um objeto o mais distante possível e chacoalhe levemente as mãos enquanto bate uma foto. Este teste mede o quão bom é o sistema de estabilização ótica da câmera no “pior caso”. Compare essa foto com uma outra do mesmo objeto também em zoom máximo, mas feita com a câmera apoiada sobre uma superfície plana. Quanto mais próximos os resultados, melhor.

testarcamera_zoom-360px.jpg
Preste atenção à estabilização ao fotografar com zoom

E se a câmera que você está considerando comprar sequer tem um sistema de estabilização ótica de imagem, pode tirá-la da lista: você irá se frustrar com fotos borradas ao usar o zoom máximo (especialmente se ela for uma superzoom, ou seja, com zoom de 10x ou mais)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail