Home > Dicas

Aprenda a testar uma TV de alta-definição ainda na loja

Você quer uma nova TV, encontrou três modelos que lhe agradam mas não sabe qual escolher? Faça estes testes rápidos ainda na loja para encontrar a melhor

Equipes PCWorld EUA e PCWorld Brasil

23/04/2012 às 13h16

Foto:

Nota do Editor: esta é uma reedição de uma matéria originalmente publicada no início deste ano. Quando necessário, as informações foram atualizadas.

Imagine o cenário: você quer uma nova TV de alta-definição (HDTV), visita algumas lojas e encontra três modelos que lhe agradam, mas não sabe qual deles escolher. Nessa hora os testes simples abaixo, que podem ser feitos na própria loja, podem ajudá-lo a se decidir.

Note que eles fornecem apenas parte da informação de que você precisa para se decidir pela compra. Obviamente há características como o preço, design e confiança na marca, que você também tem de levar em conta e que não cobrimos aqui. Encare nossas dicas como um “critério de desempate”. 

Leia também
»  Veja o que importa na hora de comprar um eletrônico
» Aprenda a conservar sua TV de tela plana, smartphone e câmera

O número de testes que você poderá realizar varia de loja para loja. Em algumas você irá encontrar TVs funcionando e prontas para o uso (e teste), enquanto em outras verá aparelhos sequer ligados.

Nosso conselho? Compre nas lojas que permitem que você experimente o produto. E evite aquelas que insistem em manter nas mesas e prateleiras TVs sujas e mal-sintonizadas. Já vimos TVs de Plasma com “anteninhas” com Bombril e uma imagem cheia de chuviscos!. Se a loja mal se preocupa em atrair o consumidor, imagine como é o pós-venda!

Fonte de sinal e configurações

Antes de mais nada, certifique-se de que a TV está conectada a uma fonte de imagem de alta-qualidade (como um player de Blu-Ray) usando o melhor cabo possível, ou seja, um cabo HDMI. Certifique-se também de que a TV está configurada para exibir imagens na resolução de 1080p (FullHD). A maioria das HDTVs atualmente no mercado é capaz de trabalhar nessa resolução.

Atenção ao modo

Nas lojas a maioria das TVs está configurada para operar em um modo (geralmente chamado Demo, Store ou Showroom) que aumenta o brilho da tela e a saturação de cor. A idéia é chamar a atenção do consumidor para a tela, e fazer ela se destacar em relação às concorrentes ao redor.

testartv_modo-360px.jpg
Ajuste o modo da imagem antes de analisar a qualidade

Antes de julgar a qualidade de imagem, coloque a TV no modo “doméstico”. Essa deve ser uma opção no menu do aparelho, talvez dentro do item “Imagem”. Se a TV tiver um modo “THX”, "Movie" ou "Filme", melhor ainda.

Níveis de luz

Tenha em mente que a iluminação de uma loja é provavelmente bem diferente da de sua sala de estar. TVs de Plasma, por exemplo, são melhores em ambientes escuros, então a tela pode não parecer tão boa se a loja é iluminada demais.

testartv_luz-360px.jpg
Use o smartphone para ter uma idéia do nível de luz ambiente

Se você tem um smartphone baixe um aplicativo medidor de luminosidade, que usa a câmera para determinar o nível de luz ambiente. Faça uma medição em sua sala de estar e outra na loja, e tenha a diferença em mente ao julgar o brilho aparente da tela.

Reflexos

Verifique se a tela não reflete luz em excesso. A regra é: se você consegue ver seu próprio reflexo na tela enquanto a TV está ligada, provavelmente terá dificuldades para assistir qualquer coisa em uma sala bem iluminada.

O teste do filme

Se possível leve à loja um pendrive, DVD ou Blu-Ray com um vídeo que lhe seja familiar, como um filme favorito, e peça ao vendedor para tocá-lo nas TVs nas quais você está interessado. A idéia é que, como você já conhece o vídeo, notará imediatamente se houver alguma coisa “errada”, como contraste ruim em uma cena escura ou exagero no pós-processamento em cenas em movimento (que pode fazer com que movimentos suaves “engasguem”).

10hdtv03.jpg
A imagem da esquerda é o ideal. A da direita é saturada demais

Esta também é uma boa forma de testar a compatibilidade de TVs capazes de reproduzir vídeo armazenado em pendrives: traga alguns clipes em vários formatos (AVI, MP4, MKV, MOV) e veja quais tocam e quais não.

Ângulo de visão

Importantíssimo, afinal ninguém assiste TV sentadinho exatamente em frente à tela. Em cada TV que você experimentar, pause o vídeo e caminhe para a esquerda ou direita olhando para a tela. Pare assim que as cores começarem a esmaecer ou a imagem escurecer. O ângulo entre sua posição é o centro da tela é o “ângulo de visão”: quem estiver fora dele verá uma imagem ruim.

testartv_angulo-360px.jpg
Preste atenção ao ângulo de visão da tela

Atualmente o problema é mais comum em TVs mais baratas. Modelos com telas de Plasma, LED ou painéis IPS geralmente tem ângulos de visão que se aproximam dos 178 graus, mas ainda assim não custa checar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail