Home > Dicas

Aprenda a usar o e-mail para atualizar seu blog no WordPress

Procedimento tem limitações, como o uso de contas POP3, mas pode ser uma maneira a mais de manter seu blog em dia.

Zack Stern, da PC WORLD / EUA

30/09/2008 às 10h42

post_wordpress_150.jpg
Foto:

post_wordpress_150.jpgProcurando uma maneira mais fácil de atualizar seu blog? O WordPress 2.5 pode  pode publicar posts que  você envia por e-mail. O procedimento padrão, no entanto, tem muitos contrapontos: não funciona com contas SSL, requer POP3 e atualmente não funciona com fotos.

Eu prefiro um plug-in gratuito chamado Postie. Ele melhora a segurança publicando somente mensagens vindas de um endereço específico.

Para começar, crie uma nova conta de e-mail para ser usada exclusivamente com o WordPress. Você pode fazer isso em seu provedor de e-mails ou usar, por exemplo, um serviço gratuito, como o Gmail. Em seguida, faça o download do arquivo .zip do Postie em www.economysizegeek.com/wp-mail.

Descompacte os arquivos e faça o upload da pasta Postie para wpcontent/plugins no seu servidor web. Crie novas pastas no diretório root da web chamadas wp-photos e wp-files, onde o Postie pode salvar os dados.

Mais destaques sobre blogs: 
> WordPress tem nova versão da ferramenta de publicação de blogs
> Dicas para turbinar seu blog
> WordPress amplia capacidade de armazenamento para 3GB
> Nove ferramentas e serviços para sofisticar seu blog
> 25 blogs de Tecnologia que você deveria conhecer

No WordPress, clique em Plugins, no canto superior direito, e ative o Postie. Faça log-out e então acesse novamente e entre como administrador.

Clique em Settings/Configure Postie. Digite o endereço de e-mail que você queira permitir que envie posts. Vá até o final da página e então digite as configurações da sua conta de e-mail, em Update Options e clique em Test Config.

worldpress_mail_300.jpg

O Postie já deve estar pronto para ser usado, mas você terá de criar um comando Unix, chamado Cron Job, que irá regularmente checar sua conta de e-mail.

Na interface de configuração do seu servidor, abra a ferramenta Cron Job e crie uma nova tarefa.

No campo do texto da tarefa, digite */5****/usr/Bin/lynx –source http://www.nomedoseusite.com/wp-content/plugins/postie/get_mail.php >/dev/null 2>&1 (insira um espaço depois de Source); tal comando fará com que o WordPress verifique  e-mails a cada 5 minutos, em busca de novos posts para publicar.

O Postie usará o campo de assunto do e-mail como o título do post, enquanto o corpo da mensagem será o texto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail