Home > Notícias

Aprenda a usar o Google como uma poderosa calculadora

Quantos quilômetros há em uma milha? 60 ºF é frio ou quente? Qual a raiz quadrada de 256? O Google tem a resposta!

Nick Mediati*, TechHive

03/02/2014 às 16h08

GoogleCalc_Abre-435px.jpg
Foto:

Muitos usam o Google diariamente para fazer pesquisas na internet. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que a ferramenta de busca também é uma excelente calculadora. Mais do que isso: ela também pode ser usada para conversões, dizendo quantos litros há em um galão ou quantos reais equivalem a 20 mil ienes, e até mesmo para traçar funções matemáticas em 2D e 3D.

Calculando!

Digite qualquer expressão matemática em um campo de busca do Google para ver o resultado. O site suporta de expressões básicas como 10 + 4 / 2 (o resultado é 12) até aquelas mais avançadas para as quais normalmente recorreríamos a uma calculadora científica, como seno, cosseno, tangentes, exponenciais e fatoriais. Você pode até escolher se quer fazer as contas em radianos ou graus.

Além disso você pode pedir uma conta em bom português, em vez de expressá-la em notação matemática. raiz quadrada de 1764 dá o mesmo resultado que sqr(1764), por exemplo (é 42).

E depois de fazer um cálculo, você pode usar diretamente a calculadora que aparece na página de resultados, o que evita que você tenha de digitar um novo termo de busca. 

Um belo gráfico

Está fazendo um trabalho de cálculo mas não tem uma HP-48 à mão? Digite a equação no campo de busca e a Google gera o gráfico para você. Basta adicionar a palavra chave graph antes da equação.

googlecalc_graph-500px.jpg
O Google pode traçar gráficos de uma equação para você

Experimente essa: graph sqrt(1-(abs(x)-1)^2), arccos(1-abs(x))-π para obter o coração acima (clique no botão - no canto superior esquerdo do gráfico para afastar a imagem). Também é possível fazer gráficos tridimensionais usando equações com duas variáveis, como x*sin(y).

googlecalc_graph3d-400px.jpg
Em equações com mais de uma variável, os gráficos são tridimensionais

Convertendo unidades

Nesse nosso mudo globalizado a necessidade de converter unidades é cada vez mais comum. Quantas gramas há em uma onça? 60 ºF equivalem a quantos graus centígrados? Quantos quilômetros há em uma milha? Basta digitar a pergunta no Google para obter a resposta precisa na hora, o que é muito útil para quem está viajando, por exemplo. O conversor funciona com praticamente quaisquer unidades de medida imagináveis, de distância a tempo, passando por massa e quase qualquer outra escala no caminho.

Experimente termos como 60 libras em quilos ou 60 graus Fahrenheit em Celsius. Você também pode abreviar as unidades. Por exemplo: 60 lb em kg (lb = libras) ou 60 F em C. Se uma conversão não der certo com o termo por extenso, use a abreviação. Por exemplo, 60 milhas em quilômetros não retorna um resultado direto, mas 60 mi em km funciona. Vá entender...

A cotação do dia

O Google também permite a conversão de unidades monetárias. Digite um termo como 20000 ienes em reais para ver o valor de acordo com a cotação no momento (enquanto escrevo esse artigo, R$ 478,82). Você também pode usar o código de uma moeda (de acordo com a norma ISO 4217) em vez de seu nome. O exemplo acima seria: 20000 JPY em BRL

Muito mais possibilidades

Todos os exemplos acima citados funcionam no Google em português, mas a “calculadora Google” é mais poderosa se você fizer as pesquisas no site norte-americano (Google.com) com termos em inglês. A conversão de moedas, por exemplo, mostra um histórico do câmbio junto com o resultado. É há conversões extras, como de decimal para binário ou hexadecimal (experimente 3735928559 to hex) ou algarismos arábicos para romanos (experimente 1945 in roman). Esta página (em inglês) lista as unidades e conversões disponíveis.

* com informações de Rafael Rigues, PCWorld Brasil

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail