Home > Dicas

Aprenda a usar o Google Reader

Serviço agrega posts, notícias e artigos de seus sites favoritos em um único local, e pode até ajudar a encontrar bons negócios online.

David Daw, PCWorld EUA

21/08/2012 às 17h53

Foto:

Pode ser que você já conheça o Google Reader, o leitor de feeds RSS da Google que permite acompanhar as novidades em todos os seus sites favoritos em uma só página. Há vários programas que desempenham uma função similar, mas a praticidade do Reader está no fato de que você só precisa configurá-lo uma vez para acessar sua conta, e seus feeds, em qualquer lugar. Basta visitar reader.google.com.

Depois de configurado o Google Reader é fácil de usar, mas para marinheiros de primeira viagem o serviço pode ser um pouco confuso. Juntamos uma série de dicas com tudo o que você precisa saber para organizar seus feeds e começar a ler sem demora.

Primeiros passos com o Google Reader

Se você já tem uma conta no Google por causa do GMail, Google+ ou outro serviço da empresa, basta visitar reader.google.com e fazer login com seu usuário e senha para começar a usar o Reader. À primeira vista a interface pode parecer um pouco vazia: é que você ainda não adicionou nenhum Feed RSS, então o programa não tem conteúdo a mostrar.

reader_adicionar-326px.jpg
Clique no botão "Inscrever-se" para adicionar um feed ao Google Reader

Para adicionar feeds clique no botão Inscrever no canto superior esquerdo da janela. Surgirá então uma janela onde você pode inserir um termo de pesquisa ou a URL de um feed. Se você está interessado em acompanhar um site grande, geralmente basta digitar o nome dele e o Reader irá retornar uma lista de feeds que podem ser o que você está procurando. Por exemplo, se você digitar PCWorld verá nosso feed principal como primeiro item da lista, seguido por feeds de nossas parceiras em todo mundo. Se você clicar no título do feed verá uma amostra do conteúdo, e clicando em Inscrever-se você “assina” o feed e o adiciona à lista de conteúdo do Google Reader.

À medida em que você vai adicionando mais feeds, o Google Reader começa a aprender seus interesses e mostra um item chamado Explorar na barra lateral esquerda. Clicando nele você verá, sob Itens recomendados, posts e artigos de feeds RSS que ainda não assina, mas que segundo o Reader podem lhe interessar. É uma ótima forma de descobrir mais conteúdo, e algo bastante útil.

reader_recomendados-267px.jpg
A lista de "itens recomendados" tem artigos sugeridos para você

Dominando a interface do Reader

Por padrão o Google Reader mostra os artigos de seus variados feeds em uma lista cronológica, com os mais novos no topo. O sistema funciona bem, mas quiser você também pode ordená-los por data (mostrando os mais velhos primeiro, por exemplo) ou por “mágica”, que usa um algoritmo da Google para mostrar os posts que você provavelmente irá achar mais interessantes primeiro. Basta clicar no botão Visualizar configurações no topo da lista de posts. Outra opção é o “modo condensado”, que mostra apenas o título de cada post. Basta um clique sobre o título para expandir o post e ver o conteúdo completo.

Mas os recursos do Reader vão muito além de simplesmente adicionar e organizar seus feeds. É possível compartilhar um post via e-mail, com seus amigos em redes sociais como o Google+ e Twitter e marcar com estrelas os itens que achar especialmente interessantes. 

E se seu Google Reader está carregado de feeds, saiba que já um jeito mais rápido de navegar pelos posts usando o teclado. Experimente usar as teclas J e K (ou N e P) para avançar para o próximo post ou post anterior, e S para marcar ou desmarcar um post com uma estrela.

reader_compacto-360px.jpg
O "modo condensado" é útil para economizar espaço se você tem muitos artigos

Dicas e truques avançados

Ocasionalmente uma busca pelo nome de um site no campo Inscrever não irá retornar os feeds RSS que você procura. Nesses casos você terá de descobrir a URL (endereço) do feed manualmente e informá-lo ao Google Reader. Procure no site por um botão laranja ou link chamado RSS. Depois de copiar a URL, cole-a no campo Inscrever no Google Reader para adicionar o feed à sua coleção.

A adição manual de um feed tem outra utilidade: muitos sites, como o eBay, permitem que você obtenha um feed que fornece informações em tempo real sobre novos leilões ou ofertas. Faça uma busca no eBay e, no rodapé da página, você encontrará um botão laranja que diz RSS. Clique com o botão direito do mouse sobre ele, copie a URL e cole-a no Google Reader. Agora, a cada vez que um novo item que atende aos critérios da busca aparecer no site, você será avisado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail