Home > Dicas

Aprenda a usar sua música favorita como toque de seu smartphone Android

Mudar o ringtone é uma das formas mais fáceis de personalizar um aparelho, mas uma “pegadinha” no Android dificulta as coisas. Veja como resolver

Rafael Rigues

11/02/2014 às 17h51

MotoG_Abre-435px.jpg
Foto: Divulgação

Um dos atrativos dos smartphones é que eles são infinitamente personalizáveis: mesmo os modelos mais simples permitem que o usuário troque fontes, imagens e sons para deixar o aparelho ao seu gosto. E depois do papel de parede, a modificação mais comum é usar uma música favorita como toque ou “ringtone”.

Mas é aqui que muita gente se depara com um problema. Você copia a música para o cartão de memória do smartphone, abre as configurações, abre a lista de toques e… a música não está lá! Por quê? A resposta é simples: o Android tem uma “pegadinha” e as músicas precisam estar em uma pasta específica para que possam ser usadas como toque.

Basicamente, tudo o que você precisa fazer é colocar a música dentro da pasta Ringtones na memória interna (ou cartão SD) do seu celular. Aí sim ela aparecerá na lista de toques disponíveis.

Se você não entende o que estou falando, siga este passo-a-passo. Os nomes de apps ou itens de menu podem variar de smartphone para smartphone, mas com um pouquinho de jogo de cintura você encontrará o caminho:

  • Plugue seu smartphone ao seu PC usando um cabo USB.
  • Abra o Explorador de Arquivos (Windows Explorer) no PC e clique em Meu Computador no lado esquerdo da janela.
  • Sob Dispositivos e Unidades você deve ver um ícone representando seu smartphone. Dê dois cliques sobre esse ícone.
  • Na maioria dos aparelhos você terá duas opções de local para onde copiar os arquivos, Armazenamento Interno ou Cartão SD. Como os cartões geralmente tem mais espaço disponível, vamos dar dois cliques em Cartão SD. Se seu smartphone não tem um slot para cartões de memória, vá de Armazenamento Interno.
  • Você verá uma lista com todas as pastas e arquivos no cartão SD (ou memória interna) de seu smartphone. Procure uma pasta chamada Ringtones e dê dois cliques sobre ela. Se a pasta não existir, crie-a: clique com o botão direito do mouse sobre um espaço vazio na janela do Windows Explorer e escolha a opção Nova Pasta no menu. Dê a ela o nome Ringtones, tecle Enter e dê dois cliques sobre ela para abrí-la.
  • Arraste o arquivo MP3 que quer usar como toque de seu PC para dentro da janela do Explorador de Arquivos.

 

ringtone_explorer_v2-580px.jpg
Dê dois cliques em seu smartphone no Explorador de Arquivos (à esquerda) e copie o MP3
com sua música favorita para a pasta Ringtones na memória interna ou cartão SD (à direita)

Agora que você copiou a música para a pasta Ringtones no cartão de memória de seu smartphone, desplugue-o do PC. Para definí-la como toque, no smartphone faça o seguinte:

  • Abra o app de configurações (geralmente chamado Config., Configuração, Ajustes ou similar).
  • Toque em Som
  • Toque em Toque do Telefone
  • A música que você copiou estará na lista. Dê um toque sobre ela
  • Toque em OK

 

ringtone_android-580px.jpg
Os passos para selecionar um toque em um smartphone Android. Clique para ampliar

Pronto, sua música favorita agora é o toque de seu celular! E uma última dica: tenha cuidado na escolha. Evite músicas que possa causar embaraço se o celular tocar durante uma reunião com o chefe ou um cliente.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail