Home > Dicas

Aprenda escanear negativos, fotografar a lua e corrigir as cores de uma foto

Siga estas dicas simples para resolver probleminhas comuns no mundo da fotografia.

Dave Johnson, PCWorld EUA

05/06/2012 às 18h16

Foto:

Você vive tentando fotografar a lua, mas nunca consegue uma imagem decente? Por algum motivo ficou vermelho como um pimentão nas fotos das férias? Quer saber como escanear uma caixa com dezenas de negativos (lembra deles) de antigas fotos? Então hoje é seu dia de sorte: veja a seguir dicas simples para resolver estes problemas:

Como escanear negativos

Escanear um negativo de um filme 35mm e obter uma imagem positiva no PC é mais fácil do que você imagina. Você vai precisar de um scanner de fotos que aceite transparências, e é possível encontrar modelos de alta qualidade no mercado por preços não muito altos, como o Epson Perfection V300 (US$ 79, nos EUA). Geralmente eles vem com um adaptador que pode armazenar até quatro negativos por vez. Tudo o que você tem a fazer é dizer ao software do scanner que você está escaneando um negativo, e todo o trabalho será feito para você.

Corrigindo um rosto vermelho

Se você ficou vermelho como um pimentão nas fotos das férias, primeiro tente corrigir o balanço de branco na imagem. No Adobe Photoshop Elements selecione o menu Enhance, Adjust Color, Remove Color Cast. Depois tente ajustar o tom, em Enhance, Adjust Color, Adjust Hue/Saturation. Para problemas de cor e luz mais complexos, você deve tentar algumas correções pontuais. Selecione a pele visível com uma ferramenta como o Magnetic Lasso (Laço Magnético) e faça ajustes específicos a essa região, deixando o restante da foto intocada. Outra alternativa pra reduzir o “vermelhão” é reduzir a saturação, em Enhance, Adjust Color, Adjust Hue/Saturation.

Fotografando a Lua

Fazer boas fotos da lua é fácil, basta usar um velho truque de fotografia conhecido como “Regra Sunny 16”, originalmente criada para ajudar as pessoas a tirar fotos sob a luz do dia antes que as câmeras tivessem sistemas de controle automático da exposição. Como a Lua é iluminada pelo sol, a regra também funciona bem com ela.

fotolua-360px.jpg
Use a "Regra Sunny 16" para conseguir fotos da Lua como esta

Coloque a câmera em ISO 100, modo de exposição manual e defina a abertura para f/16 (por isso o 16 no nome da regra). Defina a velocidade do obturador para cerca de 1/100 de segundo e faça a foto. Recomendo colocar a câmera num tripé, mas se não for possível tente ficar o mais estável que puder na hora de disparar o obturador. Boa sorte!

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail