Home > Dicas

Aprenda inglês e espanhol grátis com o Duolingo

App gratuito usa uma abordagem imersiva para transformar o aprendizado de uma linguagem em um jogo cheio de desafios.

Serenity Caldwell, Macworld EUA

05/05/2014 às 18h54

Foto:

Eu não gosto de não saber das coisas. Em parte esta é uma estratégia para evitar vexames: como todo bom geek, se estou me aventurando em uma área completamente nova eu faço antes uma pesquisa. Embora seja improvável que eu me torne instantâneamente uma especialista no assunto, é bom ter alguma familiaridade. É por isso que eu realmente gosto de apps como o Duolingo (grátis no Google Play, também em versão para iOS), que o ajudam a aprender o básico de uma linguagem através de questionários e desafios divertidos.

Venho usando o app esporadicamente há cerca de um ano. Fiz o download em Abril passado antes de uma viagem à Itália, para aprender algumas frases e vocabulário básico, e voltei a usá-lo recentemente para rejuvenescer o meu francês pra lá de enferrujado.

O app divide cada idioma em “unidades” com vários níveis de domínio. Para progredir você pode completar uma unidade, aumentar sua pontuação numa já completada ou desafiar seus amigos e o “robô Duolingo” (Duobot) em uma rápida competição. Os idiomas disponíveis dependem da linguagem de partida. Quem fala Português pode aprender Inglês e Espanhol, mas quem já fala Inglês pode aprender Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Português.

Duolingo_Unidades-400px
As unidades do Duolingo. De vocabulário básico, como cores, a adjetivos e conjunções

Gosto da abordagem direta do Duolingo para o aprendizado de frases, sentenças e vocabulário. Clique em uma lição e ele imediatamente espera que você traduza ou combine palavras em um idioma estrangeiro com suas equivalentes em seu idioma nativo. É imersivo de uma forma que muitos apps baseados em “flash cards” não são, embora ele não te jogue completamente aos leões: não há um limite de tempo, e você pode tocar em qualquer uma das palavras numa frase para ver seu significado. E se você errar uma frase, não irá “reprovar” na lição: você tem três chances antes de ter de repetí-la.

Há dois motivos para o design imersivo do app. O primeiro é que uma educação imersiva geralmente tem resultados mais duradouros que a memorização pura e simples. E o outro é que o Duolingo usa suas traduções para expandir a web. Cada frase apresentada vem de um site na linguagem que você está estudando. Ao traduzir, você está expandindo a base de dados do Duolingo. A partir daí o serviço usa estes “pedaços” de traduções armazenados para decodificar partes da web. É uma forma brilhante de ajudar tanto a si mesmo quando a Internet, e um dos principais motivos pelos quais o Duolingo é grátis e não contém anúncios.

Também há uma porção de áudio bastante completa: todos os desafios tem versões faladas das frases, o que ajuda a treinar seu ouvido para mapear certos sons a palavras específicas. Isso é bastante importante quando você chega aos desafios que contém apenas áudio, e pedem para que você transcreva o que foi dito. Me lembra as provas orais nas aulas de francês no colégio.

Duolingo_Frase-400px
Logo no começo o Duolingo te pede para traduzir frases. Não se intimide e vá em frente

Se há uma coisa que me incomoda no Duolingo é a falta de uma lista de vocabulário padrão. O app realmente quer que você se foque no aprendizado dos pronomes, verbos e adjetivos nas frases, o que é ótimo para o conhecimento geral, mas às vezes você só quer consultar para saber se um pronome é masculino ou feminino. Também gostaria que as explicações dentro do app fossem um pouco mais detalhadas. Ao estudar uma lição de francês sobre perguntas, tive que sair do app e pesquisar no Google as diferenças entre “que”, “quoi” e “quelle”, três palavras que podem significar “o quê”, dependendo das circunstâncias.

Detalhes à parte, o app é realmente excelente ao imergir o usuário em um idioma em particular, e gosto da ênfase na leitura, escrita e fala. Mesmo que você não se torne um mestre, o Duolingo lhe dará uma boa noção geral da linguagem que você está aprendendo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail