Home > Dicas

Aproveite as férias para fazer a manutenção do Mac

Organizar arquivos, remover duplicidades, desabilitar programas carregados desnecessariamente... Confira dicas para deixar seu equipamento pronto para 2010

Jonathan Alcalá, da Macwolrd Brasil

18/12/2009 às 14h25

Foto:

Férias, tempo para descansar e colocar muita coisa em ordem. Que tal aproveitar o tempo para dar um trato no seu Mac? Macworld Brasil reuniu dicas rápidas de configuração para deixar seu Mac com cara de novo e preparado para encarar o próximo ano.

Veja também:

> Como fazer o upgrade de seu Mac

Organização
Segundo Eduardo Silva, técnico da My Store, revenda e assistência técnica especializada em produtos Apple, a primeira coisa que deve ser feita pelo usuário para manter um bom funcionamento é a organização dos arquivos em sua estrutura básica encontrada no Finder (Documentos, Filmes, Músicas, Aplicativos, etc). A dica também vale para a Mesa, que deve permanecer sempre limpa. “Quanto mais atalhos, pastas e arquivos espalhados pela Mesa, mais devagar será o desempenho do computador”, explica.

Remoção
Com o passar dos meses, muitos softwares são instalados e desinstalados do computador. Alguns deles, por serem muito grandes, criam novas estruturas e até menos duplicam arquivos. iPhoto e iTunes são dois exemplos de devoradores de memória, pelo fato de criarem uma nova pasta para arquivos originais e outra com as alterações.

Verifique se esses arquivos duplicados são realmente necessários. Caso contrário há memória sendo consumida desnecessariamente. Para resolver isso, vá até as preferências do iTunes e/ou iPhoto, clique sobre Avançado e desmarque a opção “Copiar arquivos para a pasta iTunes Media ao adicioná-los à biblioteca” (a pasta iTunes Media está localizada em Música/iTunes). Isso fará com que ambos os programas busquem pelos arquivos a partir de seu local de origem.

ferramentas_300

Manutenção: melhor desempenho com procedimentos simples

Inicialização
Aplicativos como o Skype e MSN oferecem a opção para serem inicializados quando o computador é ligado. Muitas eles nem são utilizados, mas são abertos pelo Mac sem necessidade. Para o técnico Eduardo Silva, vale a pena checar a cada mês quais programas estão sendo carregados no início de cada sessão. Para isso, acesse o Painel de Preferências, clique no botão Contas e vá até guia Itens de Login.

Verificação
As ferramentas de manutenção do Mac OS X dão conta do recado para manter o sistema funcionando adequadamente. Elas estão disponíveis a partir do programa Utilitário de Disco. Ao clicar no botão verificar, o Mac fará uma checagem de permissões em busca de divergências. Caso alguma seja encontrada, basta clicar no botão Reparar Disco.

“É aconselháel fazer esse procedimento uma vez por mês para garantir um bom desempenho do computador”, explica o técnico da My Store.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail