Home > Notícias

Arm detalha novo chip para smartphones e dispositivos portáteis

Com até 4 núcleos rodando a 1 GHz, Cortex-A5 chega em dezembro para acirrar disputa com o processador Atom da Intel.

Redação do Computerworld/EUA

23/10/2009 às 11h51

Foto:

A fabricante Arm holdings PLC revelou detalhes do processador Cortex-A5, para smartphones e outros dispositivos portáteis, anunciado na quarta-feira (21/10) e deve ser lançado em dezembro. De acordo com a empresa, o chip será mais barato, mais poderoso e eficiente em termos de consumo de energia do que os modelos anteriores, e terá até quatro núcleos, rodando com clock de até 1 GHz. Baseado na tecnologia de 40 nanômetros, a velocidade dos núcleos será três vezes mais rápida do que seu modelo anterior, o ARM9.

O novo processador também consome três vezes menos energia do que o ARM11. Na prática, a bateria de um dispositivo equipado com o chip pode durar “pelo menos o dobro, se não mais”, afirmou o diretor de produção da ARM, Travis Lanier.

O custo de fabricação do Cortex-A5 é cinco vezes menor se comparado com o ARM9, instalado em mais de cinco bilhões de celulares ou dispositivos, ou o ARM 11, usado no iPod Touch e no iPhone, da Apple.

Concorrência
A Intel prepara uma versão do Atom, com tecnologia de 32 nanômetros, seu processador para netbooks. Esta será a primeira versão compacta do componente e estima-se que terá eficiência energética similar aos processadores atuais da Arm, o que abriria o mercado de celulares e dispositivos portáteis para o chip da Intel.

A Arm diz que espera que o Cortex-A5 mantenha vantagem sobre o Atom. “Esse processador é muito, muito pequeno”, disse Lanier. “O Atom só poderá competir com ele daqui a muitas gerações”.

O Cortex-A5 será compatível com softwares que rodam nos outros modelos Cortex, como o A8 e o A9, segundo Lanier. Alguns deles são Ubuntu Linux, Android e o navegador Firefox. Há ainda suporte para recursos da produtora de tecnologia multimídia Néon, usados para melhorar o desempenho de vídeos.

A ARM espera que o processador seja usado não só em celulares, mas também aparelhos inteligentes como refrigeradores, máquinas de lavar, secadoras de roupas e porta-retratos digitais. Dispositivos assim deverão ser lançados com o Cortex-A5 em 2011, segundo Lanier.

O executivo da ARM afirma que o chip virá em dois modelos: um para uso geral, rodando a 1 GHz com consumo de cerca de 80 milliwatts; e um de baixo consumo, com muita eficiência que roda a 500 MHz.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail