Home > Notícias

ARM lançamento de pelos menos 50 modelos de tablets em 2010

Possível 'avalanche' de tablets levou fabricante de chips a reforçar sua participação na Computex deste ano, em Taipé (Taiwan).

Dan Nystedt, da Computerworld/EUA

10/03/2010 às 17h46

Foto:

O lançamento do iPad pela Apple abrirá o caminho para uma diversidade de produtos rivais este ano, afirmou na quarta-feira (10/3) o gerente mundial de computação móvel da ARM, Roy Chen, Segundo ele, a empresa, que fornece componentes para esses aparelhos, trabalha com uma estimativa de que mais de 50 modelos de tablets sejam lançados mundialmente em 2010.

Esta possível 'avalanche' de tablets levou a ARM, principal rival da Intel na área de processadores móveis, a reservar mais espaço na Computex 2010, que acontece entre os dias 1 a 5 de junho, em Taipé (Taiwan), para mostrar tanto seus e-readers como minilaptops e outros aparelhos equipados com processadores ARM. "Os primeiros desses tablets serão lançados no segundo trimestre por operadoras móveis", disse Chen, ressantando que mais deles devem surgir no terceiro trimestre deste ano.

Segundo o gerente, muitos aparelhos dessa categoria serão lançados na China, mas empresas de todo o mundo planejam lançar tablets este ano, incluindo as 10 maiores operadoras de telecomunicações. No entanto, Chen não citou nomes.

Visão privilegiada
Como muitos fabricantes de chips, a ARM possui uma visão privilegiada dos produtos nos quais seus chips são usados, principalmente quando esses fabricantes pedem ajuda em questões de engenharia ou quando as empresas trabalham em regime de parceria. A empresa mostrou dois tablets no encontro com a imprensa em Taipé, ambos rodando o sistema móvel Android, do Google.

Um dos aparelhos era da Compal Electronics, empresa taiwanesa que ocupa o segundo lugar no ranking de fabricantes de laptop por encomenda no mundo. O aparelho possui tela de 7 polegadas e usa chip Nvidia Tegra 2, que inclui núcleo da ARM. A Compal oferece duas versões do equipamento, uma com Android e outra com Windows CE, e duas escolhas de tamanho de tela, 7" e 10,1". O aparelho traz um slot HDMI (High Definition Multimedia Interface) para que seja conectado a uma TV de alta definição.

O outro tablet, chamado de Armadillo, possui tela menor em comparação à do aparelho modelo da Compal. Ele traz um núcleo ARM em chip da Freescale Semiconductor, bem como Android OS; o equipamento, contudo, foi apresnetado para exibir um sistema rápido de carga de software da fabricante japonesa Ubiquitous. O programa, chamado QuickBoot, fazia com que o aparelho ligasse e funcionasse de forma instantânea.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail