Home > Notícias

Artigos científicos do Instituto Oswaldo Cruz são publicados na web

Cerca de 4 mil artigos publicados em 98 anos de história foram digitalizados e estão disponíveis online gratuitamente

Por Redação do IDG Now!

14/01/2008 às 10h55

Foto:

Os internautas podem contultar, gratuitamente, os cerca de 4 mil artigos científicos publicados pela revista científica "Memórias do Instituto Oswaldo Cruz", em seus 98 anos de história.

Leia mais:

Segundo informações da Agência Fapesp, o acervo corresponde ao período que vai do lançamento do primeiro número da revista, em 1909, até a atualidade.

Além de artigos sobre uma enorme variedade de temas ligados às diversas áreas biomédicas, o acervo inclui obras históricas, como desenhos de grandes ilustradores do passado entre os quais Raimundo Honório e Manoel Castro e Silva.

Conforme explica o vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz e editor da revista, Ricardo Lourenço, na época em que a revista foi criada existiam poucos indexadores, que reunissem e sistematizassem as publicações científicas no mundo, dificultando a divulgação e o acesso aos trabalhos.

Até hoje, segundo Lourenço, para ter acesso a todo o conhecimento publicado nas Memórias antes de 1994, era preciso haver uma cópia impressa da coleção numa biblioteca de consulta, normalmente institucional.

Os artigos estão disponíveis no site http://memorias.ioc.fiocruz.br .

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail