Home > Notícias

Artista Romero Britto processa Apple por violação de direitos autorais

Em processo na justiça dos EUA, brasileiro acusa a empresa de violação de direitos autorais e concorrência desleal em novas campanhas de marketing.

Da Redação

14/04/2015 às 10h39

appleromerobritto_625.jpg
Foto:

O artista brasileiro Romero Britto entrou com um processo contra a Apple e uma agência de design. Ele acusa as companhias de fazerem uso indevido das suas imagens coloridas e seu estilo específico em novas campanhas de marketing.

De acordo com informações da Associated Press, Britto quer indenização por danos da Apple e da dupla de designers Craig Redman e Karl Maier, que são donos da empresa Craig & Karl.

O processo teve entrada em um tribunal federal de Miami na semana passada e está em nome da empresa Britto Central Inc, empresa do artista brasileiro com base na cidade americana.

No documento, Britto acusa a Apple de violação de direitos autorais e concorrência desleal, entre outras coisas. 

Como exemplo desse uso indevido, o artista cita uma campanha de marketing da Apple chamada “Start Something New”, que traz um visual bastante colorido que lembraria as obras de Britto, segundo ele.

A Apple se recusou a comentar o assunto, enquanto que um porta-voz da empresa de design Craig & Karl, que licenciou as imagens para a Apple, disse que o processo “não tem nenhum mérito”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail