Home > Notícias

As 28 melhores ferramentas gratuitas para seu PC

Limpe seu PC, aumente a segurança, diagnostique sua rede, aumente sua produtividade, compartilhe fotos e vídeos e controle suas redes sociais sem gastar um tostão!

Megan Geuss, PCWorld EUA

13/12/2011 às 17h18

Foto:

Tudo fica melhor com um upgrade, mas programas que deixam seu computador mais versátil podem custar dezenas ou centenas de reais. Felizmente os programas que listamos aqui não custam nada: são “freeware” (software grátis) no mais puro sentido da palavra. Alguns deles podem ter alguns recursos limitados em relação a uma versão “completa” (e paga), mas incluímos apenas programas com recursos suficientes na versão grátis para serem úteis.

Antes de baixar qualquer programa, certifique-se de que ele é compatível com sua máquina. Todos os programas que listamos funcionam no Windows 7, e a maioria deles também funciona com versões mais antigas do Windows como o Vista ou XP, mas verifique os requisitos de sistema de cada um deles no site do fabricante antes de instalar.

Também é recomendado criar um ponto de restauração do sistema  antes de instalar qualquer programa que tenha acesso aos seus arquivos ou configurações do sistema operacional, como anti-vírus, aplicativos de desktop remoto, utilitários para remoção segura de arquivos, etc. A regra é simples: é melhor prevenir do que remediar. Se algum programa causar problemas, basta “voltar” o sistema para o ponto de restauração feito antes de sua instalação e pronto!

Com tudo pronto, é hora de “incrementar” seu PC. Preparado? Clique em cada uma das categorias abaixo para conhecer nossas sugestões.

Utilitários: cinco programas para recuperar um PC que não “dá boot”, livra-se do lixo acumulado, desfragmentar o HD, lidar com arquivos compactados e fazer um inventário do hardware.

Segurança: veja como manter seu PC a salvo de hackers e malware, e evitar que empresas criem um “perfil” seu com base em seus hábitos de navegação.

Produtividade: encontre alternativas ao Microsoft Office, economize papel “imprimindo” em arquivos PDF, organize seus lembretes e diagrame o jornal da escola sem complicação.

Fotos, Vídeo e Música: veja como é fácil converter vídeos, visualizar fotos, organizar suas músicas e brincar com sons com estes cinco programas.

Redes sociais: filtre usuários indesejados no Twitter, consolide várias redes em uma timeline e compartilhe fotos e vídeos com facilidade.

Conectividade: conheça cinco programas para mapear o alcance de sua rede Wi-Fi, acesse um PC remotamente, bloqueie anúncios em páginas web e muito mais.

E você, tem algum aplicativo favorito que ficou de fora de nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe sua escolha com nossos outros leitores!

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail