Home > Notícias

As melhores ferramentas gratuitas para conectividade

Mapeie o alcance de sua rede Wi-Fi, acesse um PC remotamente, bloqueie anúncios em páginas web e muito mais com estes programas grátis.

Megan Geuss, PCWorld EUA

13/12/2011 às 16h12

Foto:

Tudo fica melhor com um upgrade, mas programas que deixam seu computador mais versátil podem custar dezenas ou centenas de reais. Felizmente os programas que listamos aqui não custam nada: são “freeware” (software grátis) no mais puro sentido da palavra. Alguns deles podem ter alguns recursos limitados em relação a uma versão “completa” (e paga), mas incluímos apenas programas com recursos suficientes na versão grátis para serem úteis.

Não há dois PCs iguais, então você precisa se certificar de que o software que baixar é compatível com sua máquina. Todos os programas que listamos funcionam no Windows 7, e a maioria deles também funciona com versões mais antigas do Windows como o Vista ou XP, mas verifique os requisitos de sistema de cada um deles no site do fabricante antes de instalar.

Também é recomendado criar um ponto de restauração do sistema  antes de instalar qualquer programa que tenha acesso aos seus arquivos ou configurações do sistema operacional, como anti-vírus, aplicativos de desktop remoto, utilitários para remoção segura de arquivos, etc. A regra é simples: é melhor prevenir do que remediar. Se algum programa causar problemas, basta “voltar” o sistema para o ponto de restauração feito antes de sua instalação e pronto!

Leia também
» Os melhores utilitários gratuitos para seu PC
» As melhores ferramentas de segurança gratuitas para seu PC
» As melhores ferramentas gratuitas de produtividade para seu PC
» As melhores ferramentas gratuitas para fotos, vídeo e música
» As melhores ferramentas gratuitas para redes sociais

Com tudo pronto, é hora de “incrementar” seu PC. Preparado? Desta vez temos ferramentas para mapear o alcance de sua rede Wi-Fi, acessar um PC remotamente, testar a velocidade de sua rede, bloquear anúncios em páginas web e mais.

InSSIDer: independentemente do tamanho e formato de sua casa ou escritório, você provavelmente já notou locais onde o sinal de sua rede Wi-Fi é fraco demais. O InSSIDer o ajuda a identificar possíveis conflitos com redes vizinhas (como redes de potência similar operando no mesmo canal), que podem ser a causa. De posse desta informação, basta ajustar o roteador até que o problema desapareça.

Mikogo: tentar ajudar alguém a consertar um problema no computador pelo telefone sem conseguir ver a tela do PC remoto pode ser uma experiência frustrante. O Mikogo é uma poderosa ferramenta de demonstração e acesso remoto projetada especialmente para estas situações. É necessário que haja uma pessoa em cada máquina para configurar a conexão (ou seja, você não pode deixar uma máquina pré-configurada para “ouvir” e atender sozinha um pedido de ajuda), mas isso é fácil, e o programa é uma das melhores ferramentas gratuitas para compartilhamento de tela disponíveis atualmente.

Remote Desktop Connection: incluso com qualquer versão do Windows desde o XP, o Remote Desktop Connection permite que um usuário se conecte um PC remoto e tenha acesso a arquivos, aplicativos e recursos de rede lá disponíveis. É possível imprimir um documento remoto em uma impressora local, tocar música de seu PC na máquina remota, redirecionar portas USB/Seriais, acessar cartões de memória armazenados no PC remoto e compartilhar o conteúdo da área de transferência.

O único problema é que o Remote Desktop Connection requer uma porta aberta no firewall para poder se conectar ao sistema remoto, o que pode ser um problema se você está em uma rede sobre a qual não tem controle. Também há uma versão para Mac, que permite que os usuários “da maçã” interajam com sistemas Windows.

LAN Speed Test: quer saber quão rápida é sua conexão de rede? O LAN Speed Test tem a resposta, e ela é gratuita e confiável. O programa mostra tanto os resultados de um download (gravando dados em seu disco) quanto de um upload (lendo dados do disco). Rode o teste em diferentes períodos no dia para ter uma idéia realista de sua velocidade de conexão. Seja você um administrador de rede ou um usuário doméstico curioso, o LAN Speed Test irá ajudá-lo a identificar problemas como o congestionamento de rede.

Adblock Plus: este add-on para o Firefox é uma forma fácil e rápida de bloquear a maior parte da propaganda na internet. Ele consiste de um utilitário que impede o download e exibição de imagens, scripts e animações em flash relacionadas à propaganda, e um sistema de “assinatura” (gratuita) que entrega ao utilitário uma lista constantemente atualizada de propagandas e como bloqueá-las. Se alguma propaganda escapar do filtro, basta clicar sobre ela com o botão direito do mouse para adicioná-la a uma “lista negra”. O programa funciona “de primeira”, sem que seja necessário treiná-lo, e tem avançadas opções de customização para quem gosta de controlar os mínimos detalhes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail