Home > Notícias

As melhores ferramentas gratuitas para redes sociais

Filtre usuários indesejados no Twitter, consolide várias redes em uma timeline e compartilhe fotos e vídeos com facilidade com estes aplicativos que não custam nada

Megan Geuss, PCWorld EUA

08/12/2011 às 16h53

Foto:

Tudo fica melhor com um upgrade. Mas programas que deixam seu computador mais versátil podem custar dezenas ou centenas de reais. Felizmente os programas que listamos aqui não custam nada: são “freeware” (software grátis) no mais puro sentido da palavra. Alguns deles podem ter alguns recursos limitados em relação a uma versão “completa” (e paga), mas incluímos apenas programas com recursos suficientes na versão grátis para serem úteis.

Não há dois PCs iguais, então você precisa se certificar de que o software que baixar é compatível com sua máquina. Todos os programas que listamos funcionam no Windows 7, e a maioria deles também funciona com versões mais antigas do Windows como o Vista ou XP, mas verifique os requisitos de sistema de cada um deles no site do fabricante antes de instalar.

Também é recomendado criar um ponto de restauração do sistema  antes de instalar qualquer programa que tenha acesso aos seus arquivos ou configurações do sistema operacional, como anti-vírus, aplicativos de desktop remoto, utilitários para remoção segura de arquivos, etc. A regra é simples: é melhor prevenir do que remediar. Se algum programa causar problemas, basta “voltar” o sistema para o ponto de restauração feito antes de sua instalação e pronto!

Leia também
» Os melhores utilitários gratuitos para seu PC
» As melhores ferramentas de segurança gratuitas para seu PC
» As melhores ferramentas gratuitas de produtividade para seu PC
» As melhores ferramentas gratuitas para fotos, vídeo e música

Com tudo pronto, é hora de “incrementar” seu PC. Preparado? Desta vez temos aplicativos para facilitar sua vida nas redes sociais.

DestroyTwitter - Apesar do nome, este aplicativo leve tem como objetivo deixar o Twitter ainda melhor. Você pode mudar o tamanho de fontes, adicionar temas e filtrar usuários e hashtags específicos, entre outras coisas. O programa roda em uma pequena janela e permite que você facilmente leia novos tweets, menções e mensagens diretas. Por padrão há mensagens pop-up que o alertam sobre novos tweets, mas elas podem ser desabilitadas.

A interface limpa do DestroyTwitter o torna uma excelente ferramenta para gerenciar sua participação na rede. E como é escrito em Adobe Air, o programa roda em PCs com Windows, com Linux ou Macs, com a mesma interface e recursos.

destroytwitter-360px.jpg

DestroyTwitter: simples, prático e multiplataforma

Seesmic Desktop - Este app é um de vários que promete simplificar sua vida “social” combinando os “feeds” de várias redes em um só lugar. A configuração não poderia ser mais simples: basta informar os nomes de usuário e senhas das redes que deseja acessar, e o aplicativo suporta várias, incluindo o Facebook e Twitter. A interface, dividida em vários painéis, permite que você acompanhe múltiplas linhas do tempo simultâneamente. Se você gostou da idéia mas não quer instalar nada em seu PC experimente o Seesmic Web, que tem recursos similares, mas roda inteiramente dentro de uma aba de seu navegador.

Windows Live Essentials 2011 - Este conjunto de aplicativos gratuitos da Microsoft permite organizar e compartilhar imagens (com o Windows Live Photo Gallery), editar vídeo (com o Windows Live Movie Maker), compartilhar arquivos e documentos entre dois ou mais PCs (com o Windows Live Mesh) e muito mais. Em termos de integração com serviços online estes programas são incrivelmente abertos, permitindo o envio de fotos e vídeos para sites como o Flickr e YouTube. Frequentemente a Microsoft ignora os serviços de concorrentes (no caso o Yahoo! e Google), o que felizmente não é o caso aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail