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As Microsoft Office Web Apps chegam aos usuários da América Latina

O serviço funcionava desde setembro de 2010 para usuários com Office 2010 instalado, Microsoft declara que, agora, a disponibilidade é para valer.

Klaus Junginger, para o IDG Now!

13/04/2011 às 13h22

Foto:

Em sessão realizada na terça-feira (12/4), na sede da Microsoft
em São Paulo, executivos da companhia apresentaram o lançamento oficial do Office
Web Apps (OWA) – suíte de produtividade online da empresa.

A motivação para o anúncio foram os 53 milhões de acessos
únicos ao serviço de webmail da Microsoft registrados em fevereiro desse ano.

“Isso
são apenas contas com perfil configurado em português”, comemora a executiva
Carolina Aranha, gerente de produtos online da empresa. “Não estão incluídos
nesses números as inúmeras contas brasileiras com o idioma principal
configurado para o inglês, por exemplo”, completa.

A estratégia da empresa consiste em ser sinônimo de serviços
na nuvem, hospedados em servidores web. Também planejam oferecer a usuários que
não dispõem de PC em casa ou não têm instalado um pacote Office

Liberado
De acordo com a gerente de Windows Live para a região da América
Latina, Ana Beatriz Silveira, de agora em diante a solução estaria liberada a
todos os usuários com contas nos servidores de email da empresa (Hotmail e Live)
com perfis configurados para o idioma português.

“Antes era possível que
usuários da região da América Latina acessassem o recurso do OWA, mas essa função
era limitada às contas configuradas nos idiomas dos países onde o serviços já
estivesse disponível”, conta a executiva.

Mas, quando em setembro de 2010 o IDG Now! publicou com
exclusividade que o OWA estava funcionando na web brasileira, criamos um
arquivo no Word online em uma conta recém-estabelecida no Hotmail.com.br e
configurada para o idioma português.

Questionada sobre o conflito que essa informação
cria com a declaração da liberação somente agora, a Microsoft responde que essas foram ocasiões pontuais, e não valem para todas as contas. Tratava-se de casos que não denotam, de forma nenhuma, o padrão de liberação da suite OWA.

Uma das vantagens que a solução da Microsoft tem em relação
a produtos concorrentes, como o Googe Docs, é a interface igual à do ambiente de
edição da suíte Office. Apesar dos recursos serem limitados em comparação ao
uso de uma versão instalada localmente, o Office Web Apps é de fácil utilização
e traz o ribbon, marca registrada do produto desde a versão 2007 da suíte de
produtividade.

Mas falta a opção de salvar arquivos texto no formato .txt, o que
possibilitaria a edição local de conteúdo criado com o Word na nuvem em
máquinas sem o MS Word instalado.

Na demonstração, os executivos mostraram
recursos razoavelmente avançados do Excel sendo usados no Office Web Apps para,
depois, tentarem abrir o mesmo documento na suíte de produtividade da
concorrente Google.

Gráficos de vários tipos e recursos novos do Excel, como
uma trend line – elemento gráfico que descreve o comportamento de um item ao
longo de um período de tempo - não puderam ser visualizados na suíte Google
Docs.

Mobile
Usuários que quiserem usar a suíte de documentos do OWA em
seus smartphones terão de esperar. Não existe previsão para liberar o recurso
de edição de arquivos criados na suíte de produtividade online da Microsoft em clientes
móveis. Na conversa com os executivos, foi explicado que a opção de
visualização do conteúdo de arquivos seria – por enquanto – suficiente.

Mas existe uma maneira de contornar essa deficiência do pacote
online da Microsoft e de aproveitar o ambiente de edição de arquivos do Excel, por exemplo.

Nas configurações do navegador mobile (usamos o Dolphin HD
em sistema Android 2.3.3 rodando em um Milestone I, da Motorola e conexão WiFi),
edite o tipo de cliente (user agent) que os sites devem identificar quando
acessar as URLs a partir de seu sistema móvel. Nessa lista, escolha desktop.
Assim, quando o Dolphin enviar sua identidade ao servidor, este o perceberá
como um browser de um PC ou laptop padrão e tratará a conexão dessa maneira.

Uma vez na interface do Hotmail ou do Live, use o OWA como
se estivesse em frente ao computador de casa. Se decidir usar o OWA dessa
maneira, saiba que configurar o browser para ser interpretado como um navegador
desktop irá consumir mais dados, pois sites feitos para PCs desktop ou Laptops
são entregues em versão full.

Ainda, com botões minúsculos, a edição de arquivos é uma
experiência menos agradável do que se espera.

Testamos o mesmo recurso com o iPhone 4 rodando o Atomic Web
Browser configurado para se identificar como um cliente Internet Explorer 8.
Com base nessa configuração, não foi possível editar qualquer documento do OWA.

Arrastar e soltar
Um dos recursos mais apreciados nos produtos da Microsoft é,
sem dúvida, a opção de mover conteúdo entre aplicativos com o mouse.

Tal recurso é, na ótica dos executivos da Microsoft, usado
apenas por usuários avançados, motivo que explica a ausência dessa funcionalidade
na suíte de produtividade online da empresa.

De fato, arrastar texto selecionado entre aplicativos para a
janela de edição funciona com deficiência no OWA. Mas a habilitação desse
recurso parece ligada ao navegador que se usa. Na versão do Internet Explorer
9, foi possível copiar texto entre páginas web e os documentos do Word do OWA.
Rodando o Chrome 10, essa operação também foi relativamente bem sucedida. Em ambos
os navegadores, a quantidade de conteúdo era limitada a uma linha de texto,
idependentemente de quantas linhas fossem selecionadas.

Com o Firefox 4 não foi possível transferir nenhum texto
entre aplicativos. Até o fechamento dessa matéria , a Microsoft não se pronunciou
sobre esse aspecto de sua suíte de produtividade online.

Segurança
Por motivos que podem estar ligados à segurança, macros de
arquivos não são executadas na suíte online da Microsoft. Pode ser uma excelente
medida para prevenir a infecção de todos os arquivos salvos no SkyDrive – disco
virtual da MS que abriga o conteúdo gerado no OWA.

Colaboração em tempo real

A suíte de produtividade da Microsoft permite que dois
usuários editem o mesmo arquivo ao mesmo tempo. Essa função, porém, está
liberada apenas para os produtos Excel e OneNote. Nessa circunstância, os
usuários são informados da edição simultânea através de uma mensagem no canto
inferior direito.

Como existe a opção de baixar o arquivo para prosseguir com
sua edição de forma local, a Microsoft adicionou o recurso salvar no SkyDrive à
suíte Office. Assim, mesmo que um usuário esteja com o arquivo aberto na nuvem
e outro, localmente, a colaboração continua possível.

Durante o processo de
coautoria de um arquivo no OWA, alterações efetuadas por usuários são marcadas
em cor amarela, o que oferece aos usuários algum controle sobre o documento e o
processo de edição. Caso os dois tentem editar uma mesma célula, o OWA emite um
aviso do campos selecionado estar em edição.

Não é possível definir um usuário
mestre, alguém hierarquicamente superior a outro usuário na instância de edição
do arquivo. Assim, se dois usuários alterarem um mesmo campo em uma planilha do
Excel, a última atualização será exibida. Para reverter qualquer alteração, é
necessário acessar a interface de gestão dos documentos e selecionara opção do
histórico de alterações.

Quer saber mais sobre a suite de produtivade da Microsoft?

Office Web Apps: primeiras impressões

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