Home > Notícias

Asha 501 é o mais novo smartphone de baixo custo da Nokia

Aparelho custa menos de US$ 100, tem tela de 3", câmera de 3.2 MP e é baseado em uma nova plataforma de software

Rafael Rigues

09/05/2013 às 17h06

Foto:

A Nokia está anunciando o lançamento do Asha 501, o mais novo membro de sua família de smartphones de baixo custo, projetado para mercados emergentes e um público que quer os recursos de um smartphone, mas não pode pagar muito.

O aparelho tem uma tela de 3 polegadas com resolução de 240 x 320 pixels, câmera de 3.2 MP e vem acompanhado por um cartão microSD de 4 GB, que pode ser substituído por um modelo de até 32 GB. É um aparelho 2G, com Wi-Fi mas sem GPS. Segundo a Nokia a versão Dual-SIM tem autonomia de bateria de até 26 dias em stand-by, ou 17 horas em conversação.

Novo sistema

O Asha 501 abandona a plataforma S40 usada nos outros aparelhos da família e é o primeiro modelo da Nokia baseado na "plataforma Asha", que incorpora tecnologia da Smarterphone, empresa adquirida pela Nokia em 2012.

A interface é dividida em uma tela inicial, com atalhos para aplicativos, e a "Fastlane" (algo como "Pista Expressa"), onde o usuário encontrará os últimos contatos acessados, mensagens de redes sociais e aplicativos abertos recentemente. O recurso funciona como um sistema de multitarefa, mostrando as 50 atividades mais recentes.

asha501_cores-360px.jpg|
Nokia Asha 501

Incluso no aparelho está o navegador Nokia Xpress, que segundo a Nokia compacta as páginas web, reduzindo em até 90% o consumo de dados e acelerando o acesso à rede. Também há 40 jogos da Electronic Arts disponíveis para download gratuito a partir da Loja Nokia. A empresa destaca que empresas como o Facebook, Foursquare, LinkedIn, Twitter, Gameloft, Namco Bandai Games e muitas outras já tem, ou estão desenvolvendo, aplicativos para a sua nova plataforma.

De acordo com a Nokia o Asha 501 será comercializado em mais de 60 operadoras de 90 países. No Brasil ele chega a partir do terceiro trimestre, em uma versão Dual-SIM nas cores branca ou preta. No exterior o aparelho tem preço sugerido de US$ 99. O preço no Brasil não foi informado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail