Home > Notícias

Ásia registra queda na vendas de PCs pela primeira vez em uma década

Boa parte da queda nas vendas vem da China, onde era esperado que a demanda do mercado interno mantivesse os números positivos.

IDG News Service/Cingapura

19/01/2009 às 9h44

Foto:

As vendas de PCs na Ásia durante o quarto trimestre de 2008 foram 5% menores se comparadas ao mesmo período do ano anterior. Foi a primeira vez em uma década que a região, conhecida pelo crescimento econômico e tecnológico, viu as vendas caírem, segundo números da empresa de pesquisa IDC divulgados nesta segunda-feira (19/01).

Excluindo o Japão, as vendas de PCs na Ásia caíram para 17,2 milhões de unidades - distante das 19,8 milhões previstas pelo IDC para o período.

O IDC não registrava queda nas vendas de PCs na Ásia desde o terceiro trimestre de 1998, quando a crise financeira asiática causou destruição nas economias regionais.

Boa parte da queda em vendas vem da China, onde a demanda doméstica ficou abaixo do esperado. "O otimismo era que, apesar da crise econômica global, o mercado interno fosse forte o suficiente para manter as coisas andando na China. Mas isso não aconteceu", disse Bryan M, diretor de pesquisa do IDC para a Ásia e Pacífico. 

A desaceleração na procura de PCs na Ásia atingirá fortemente o maior fabricante, a Lenovo, cujas vendas fem 2008 fecharam 4,4% menores em relação a 2007. Em segundo lugar vem a HP, com as vendas do quarto trimestre do ano 3,6% menores que no mesmo período do ano anterior.

"Oficialmente, nossa previsão global é que as coisas comecem a se recuperar lentamente em 2010", completou Ma.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail