Home > Dicas

Vale a pena usar o PC para assistir filmes em Blu-ray?

Veja se o investimento necessário para assistir filmes no novo formato em seu PC compensa

PC World / EUA

08/06/2010 às 13h25

Filmes_Blu-ray.JPG
Foto:

Um de nossos leitores está pensando em equipar seu computador com um drive de Blu-ray e quer saber se existe algum software bom e de baixo-custo (ou grátis) para assistir a filmes nesse formato. Em poucas palavras: não. Essa era uma opção mais interessante os tocadores de Blu-ray eram vendidos por mais de 1.000 Reais, mas agora que você pode encontrá-los por cerca de 400 Reais, começamos a questionar se a idéia de usar um PC para assistir Blu-ray faz muito sentido.

bluray1.jpg

Opção de assistir a Blu-ray no PC pode não valer mais tanto a pena hoje em dia.

Em primeiro lugar, você tem de comprar o drive. Uma rápida busca em sites do ramo mostra preços na faixa dos R$ 400 para um drive "combo", que grava CDs e DVDs e lê discos Blu-ray. Você também vai precisar de software (o player) para rodar os filmes. Há várias opções, mas espere gastar qualquer coisa entre 40 dólares (o preço atual do Corel WinDVD Pro 2010) e 95 dólares (pelo CyberLink PowerDVD 10 Ultra 3D). Uma terceira opção, o ArcSoft TotalMedia Theatre 3 Platinum, custa cerca de 90 dólares. Pelo lado positivo, alguns drives vêm com um dos já mencionados programas para rodar Blu-ray, apesar de que são normalmente versões mais antigas. É difícil encontrar compatibilidade com Windows 7, por exemplo.

Depois é preciso se certificar que o seu computador e placa de vídeo consigam lidar com uma resolução ideal de Blu-ray (1.920 por 1.080 pixels), e que a placa suporte HDCP, o formato de proteção anti-cópia para vídeo digital empregado pelos discos de Blu-ray. Uma placa "de entrada" como a NVIDIA GeForce GT240, que acabamos de analisar, vai sair por cerca de R$ 400. Só com drive e placa de vídeo, você vai gastar mais que em um player de Blu-ray.

Seu monitor também precisa suportar o protocolo HDCP. Se ele não tem entrada HDMI, provavelmente não suporta HDCP e precisará ser trocado (consulte o manual para ter certeza). E vamos ser francos: Blu-ray não foi feito para se assistir em uma tela de 22 polegadas típica dos LCDs atuais. A não ser que você conecte seu PC a uma HDTV grande (diria 42 polegadas ou maior), eu realmente não vejo a razão de se ter um drive Blu-ray.

Baseado em experiência pessoal, penso que assistir a filmes Blu-ray em um computador é mais chateação do que vale. É caro, frequentemente desagradável (tive de tentar bastante para encontrar o driver correto para a minha placa de vídeo antes de rodar qualquer vídeo), e simplesmente inconveniente em comparação com um tocador Blu-ray separado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail