Home > Notícias

Associação desiste de processo contra serviço russo de venda de MP3

RIAA, que representa a indústria fonográfica nos Estados Unidos, não apresentou razões aparentes para abandonar processo.

Redação do IDG Now!

27/05/2008 às 10h56

Foto:

A Associação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos (da sigla em inglês, RIAA) desistiu voluntariamente do processo que conduzia contra o AllofMP3, site russo de venda de MP3 que, segundo a organização, não pagava direitos autorais para comercialização.

As gravadoras afiliadas à RIAA e responsáveis pelo processo não revelaram por que desistiram da ação ao entregarem uma declaração formal à corte de Manhattan na semana passada, segundo notícia da Bloomberg.

A ação acusava o AllofMP3 de faturar cerca de 30 milhões de dólares por ano vendendo músicas digitais sem o pagamento dos direitos autorias correspondentes, o que implicava em canções mais baratas que a média do setor.

Enquanto um álbum sai por cerca de 10 dólares em serviços tradicionais do setor, como a iTunes Music Store e o Amazon Mp3, o AllofMP3 chega a cobrar 3 dólares por obra completa.

Em julho de 2007, o site foi fechado por imposição do governo da Rússia, mas voltou a funcionar no mês seguinte, após uma corte russa não encontrar evidências suficientes para que o site fosse fechado.

Mesmo com o fim do processo, o site do AllofMP3 reproduz apenas notícias da indústria musical, sem ofertar álbuns.

O MP3Sparks, versão alternativa criada quando a Justiça russa fechou o original, continua no ar vendendo as canções.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail