Asteroide de quase 650 metros passará perto da Terra em setembro

Contudo, NASA afirma que não é preciso ficar em pânico

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/asteroide-de-quase-650-metros-passara-perto-da-terra-em-setembro/
Clique para copiar

Mais uma semana, mais uma notícia de um asteroide que passará ao lado da Terra. O objeto da vez é o 2000 QW7, um verdadeiro “monstro” de asteroide que deve passar pelo nosso planeta no dia 14 de setembro, indo em direção à órbita do Sol. As informações são da revista Live Science.

De acordo com o Center for Near Earth Object Studies (CNEOS) da NASA, o asteroide se destaca pelo seu tamanho, que fica entre 290 e 650 metros. Para efeito de comparação, essa é uma altura próxima ao Burj Khalifa, em Abu Dhabi, considerado o edifício mais alto do mundo com 828 metros. É também quase o dobro da altura do Empire State Building, em Nova York, nos Estados Unidos, com 381 metros de altura (isso sem considerar a torre de antena, que aumenta essa altura em 443 metros).

Também impressiona a velocidade do asteroide. A NASA afirma que, quando ele passar pela Terra, atingirá cerca de 23.100 quilômetros por hora. Será a primeira desde 2000 que o QW7 ficará próximo à nossa órbita desde setembro de 2000. A próxima “visita” do asteroide está marcada para o dia 19 de outubro de 2038, segundo dados do CNEOS.

No entanto, a agência declara que não há motivo para pânico. Embora passe próximo à Terra, o asteroide estará a uma distância de 0,03564 unidade astronômica, o que equivale a 5,3 quilômetros de distância da Terra. Aliás, ele estará mais perto da Lua do que nós aqui no planeta, de fato.

Fonte: Live Science

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site