Asteroide “Deus do Caos” pode atingir a Terra em 2029

As chances de colisão são de 1 para 45.000

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/asteroide-deus-do-caos-pode-atingir-a-terra-em-2029/
Clique para copiar

Alguns asteroides já passaram perto da Terra, mas nenhum que realmente deixasse as pessoas assustadas com a possibilidade de choque. Dessa vez é diferente, e até a NASA indicou que existe a possibilidade da pedra gigante acertar o nosso planeta.

O asteroide 99942 nomeado de Apophis, em homenagem ao deus egípcio do caos, tem cerca de 340 metros e está percorrendo o universo na velocidade de 40 mil km por hora. A ameaça deve passar perto da Terra em abril de 2029, há 30.000 km de distância. Normalmente, os satélites enviados para o espaço ficam há cerca de 36.000 km, então podemos considerar que o Apophis realmente estará perto.

A NASA classificou o asteroide como potencialmente perigoso, por isso está recolhendo o máximo de informações e continuará assim até a chegada do evento. As chances de colisão são de 1 para 45.000, mas até 2029 a trajetória orbital do objeto pode mudar e aumentar ou diminuir essas chances.

Oportunidade de estudo

Os cientistas da NASA estão tratando a chegada do Apophis em 2029 como uma oportunidade para a ciência, já que será possível aprender mais sobre asteroides e evitar que uma colisão real possa acontecer no futuro.

Outros pesquisadores afirmam que a chance do “deus do caos” atingir a terra é de 1 em 100 mil, mas isso não quer dizer que o nosso planeta está a salvo. A chegada do Apophis pode causar algumas mudanças climáticas, como pequenas avalanches.

Apesar de causar medo em muitos, o asteroide será uma obra de arte nos céus de 2029. O Apophis poderá ser visto a olho nu no hemisfério sul, passando pela Austrália, atravessando o Oceano Índico e viajando pelo resto do mundo.

Via Express UK

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site