Home > Notícias

Asus apresenta a primeira motherboard com USB 3.0

Placa-mãe combina chipset Intel P55 mas acrescenta controladora USB 3.0 e começa a ser vendida em novembro. Preço: 299 dólares.

Cris Brandrick, da PC World/EUA

30/10/2009 às 11h09

Foto:

A fabricante Asus apresentou nesta quarta-feira (28/10) a primeira placa-mãe do mundo a trazer a interface USB SuperSpeed 3., a Xtreme Design P7DP55DE-E Premim.

Trata-se de um modelo híbrido construído sobre o chipset Intel P55 (que não suporta o padrão USB 3.0). Para contornar tal limitação, a Asus adotou um controlador compatível com o novo padrão de comunicação, construído por outro fornecedor (a empresa não diz qual).

A estratégia da Asus parece confirmar os rumores de que uma solução de chipset próprio da Intel de fato está atrasada, o que poderia tornar mais lenta a adoção do novo protocolo de comunicação. Sob tal premissa, o anúncio da Asus é muito bem-vindo, apesar de sua tentativa frustrada, no início deste ano, de lançar uma motherboard com interface USB 3.0.

asus_usb30.jpg

A placa-mãe lançada pela Asus oferece duas portas USB 3.0, 10 portas USB 2.0, dois slots PCIe x16, 6 portas SATA (3 gigabits por segundo), outras 2 portas SATA (6 Gbps) e duas portas gigabit Ethernet.

Com a interface SATA de 6 Gbps, a Asus afirma poder alcançar taxas super-altas de transferências, podendo transferir um filme de alta definição de 20 GB em menos de 70 segundos.

A Xtreme Design P7DP55DE-E Premim estará disponível em novembro, vai custar 299 dólares e virá com drivers para Windows 7.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail