Home > Notícias

Asus revela o primeiro notebook do mercado com chip AMD Ryzen

Ainda sem preço e data de lançamento definidos, laptop também conta com placa gráfica Radeon RX 580 e suporte para tecnologia FreeSync, ambos da AMD.

PC World / EUA

31/05/2017 às 11h28

asusrogryzennote_625.jpg
Foto:

Como esperado, a Asus revelou nesta semana, durante a feira de tecnologia Computex, em Taiwan, o ROG Strix GL702ZC, o primeiro laptop do mundo com o AMD Ryzen. 

No entanto, o notebook não traz um dos aguardados APUs Raven Ridge, da AMD, com lançamento previsto para o próximo trimestre. E essa não é a única surpresa, uma vez que o computador também parece marcar a estreia mobile da nova placa gráfica Radeon RX 500.

A Asus afirma que o notebook gamer “é praticamente um desktop por baixo dos panos”, e isso não é um exagero. As configurações top de linha do PC incluem o chip versátil Ryzen 7 1700 octa-core, com variantes baseadas no Ryzen 5 de 6 núcleos e o ainda não lançado oficialmente Ryzen 3 1200. Os processadores móveis da Intel costumam ficar em quatro núcleos, por isso é interessante ver os esforços da AMD em laptops estrearem com um chip de 8 núcleos. Mas não é possível fazer overclock na CPU.

O novo notebook da Asus traz ainda a Radeon RX 580, placa gráfica recém-lançada pela AMD. A fabricante não revelou detalhes sobre a versão mobile da RX 580, mas podemos esperar que o desempenho seja um pouco desacelerado nos laptops. A GPU ainda deve permitir jogar games em 1080p sem nenhum problema. E a Asus quer garantir isso ao adicionar a tecnologia contra engasgos FreeSync, da AMD, na tela IPS do notebook, que estará disponível em versões 4K ou de 1080p.

amdrogryzennotegamer_625.jpg

A eficiência energética da AMD percorreu um longo caminho nas gerações mais recentes de hardware, e isso é impulsionado pelas medidas do novo notebook da Asus, que possui 3,3cm de espessura e peso de 3,17kg.

Para encerrar, o Asus ROG Strix GL702ZC possui suporte para até 32GB de memória DDR4-2400, SSD de 512GB (M.2 NVMe), e um drive mecânico ou SSD. As conexões incluem Ethernet, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.1, três portas USB-A, uma USB-C e um leitor de cartões SD.

A Asus não revelou o preço nem a data de lançamento do seu novo notebook, limitando-se a dizer que o aparelho chega ao mercado no final do terceiro trimestre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail