Home > Notícias

Asus venderá netbooks com Ubuntu

Segundo a Canonical, desenvolvedora do sistema, serão três modelos equipados com a distribuição Linux.

IDG News Service

03/06/2011 às 17h04

Foto:

A Canonical anunciou na última quinta-feira (2/6) que sua distribuição do Linux, o Ubuntu, pela primeira vez virá pré-instalado em alguns netbooks. A iniciativa partiu da Asus, que equipará três de seus modelos com o sistema operacional.

Os modelos escolhidos foram o 1001PXD, o 1011PX e o 1015PX. Todos contarão com a versão 10.10 – que não é a mais recente. A Canonical não especificou se os aparelhos virão com a interface Remix, desenvolvida especialmente para telas menores. De acordo com a organização, eles foram configurados para que não haja nenhum problema de compatibilidade e vêm com suporte a Adobe Flash. Eles já começaram a ser distribuídos.

A empresa taiwanesa foi a pioneira no conceito de netbook. Lançou o primeiro dispositivo do tipo em 2007, tendo o Xandros – também baseado em Linux – como sistema operacional. No ano seguinte, porém, a Microsoft passou a oferecer o Windows XP para esses aparelhos, o que fez com a Asus o adotasse como plataforma principal.

Atualmente, a maior parte dos netbooks vem com Windows 7 Starter. Além da Asus, a Dell também comercializa computadores com Ubuntu pré-instalado que, em geral, são até 120 reais mais baratos que os equipados com o SO da Microsoft.

Ao fim do comunicado, a Canonical destacou que, até dezembro, outros modelos da fabricante serão lançados com sua distribuição Linux.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail