Home > Notícias

Ataque de negação de serviço deixa Twitter por horas

Site ficou fora do ar na manhã desta quinta-feira (6/8); Blog de status da empresa afirma que precisou se defender do ataque.

Redação do IDG Now!

06/08/2009 às 11h59

Foto:

O serviço de microblog Twitter enfrentou sérios problemas nesta quinta-feira (6/8). Às 10h, aproximadamente, o serviço caiu e permaneceu assim até o meio-dia. A partir de então, alternou momentos de funcionamento com novas quedas. 

No blog que apresenta o status do serviço, o Twitter afirmou que estava  "se defendendo de um ataque de negação de serviço”.

Por volta das 13h45, o site anunciou que o serviço havia voltado ao ar, mas alertou que os usuários poderiam experimentar lentidão no carregamento das páginas, além de problemas com aplicativos de terceiros, como o TwitterFox e o TwitterDeck.

Um ataque de negação de serviço, ou Denial of Service (DoS), envia um grande volume de tráfego para um site que, então, fica sobrecarregado. Enquanto alguns usuários continuam conseguindo acessá-lo, a maioria não consegue ver nada além de uma mensagem de que o tempo de resposta já ultrapassou o limite.

A última interrupção do Twitter havia ocorrido no dia 16 de junho, quando o site ficou fora do ar por uma hora para manutenção programada.

O Twitter  se transformou numa espécie de Procon digital. Toda vez que um serviço fica fora do ar -  de empresa, governos ou da própria internet -, ele se transforma em um fórum em tempo real para reclamação por parte dos internautas.

Quando isso acontece, os usuários costumam usar a hashtag #fail (falha, em inglês), como uma forma de facilitar a busca de outras pessoas que estão enfrentando o mesmo problema.

O Twitter tem cerca de 44 milhões de usuários no mundo, número superior ao da população de países como a Argentina  (41 milhões) e quase igual ao da Colômbia (45 milhões).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail