Home > Notícias

Ataque em massa teria afetado 40 mil sites, segundo Websense

Ataque chamado de Nine Ball explora vulnerabilidades dos navegadores para que o usuário baixe cavalo-de-troia.

Network World/EUA

17/06/2009 às 9h54

Foto:

Mais de 40 mil sites foram atingidos por um ataque em massa apelidado de Nine Ball, afirmou a empresa especializada em segurança online Websense nesta quarta-feira (17/06). O ataque insere softwares maliciosos em páginas e redireciona vítimas a sites que tentam baixar cavalos-de-troia.

O site comprometido com o malware primeiro tenta identificar o usuário pelo endereço IP (protocolo de internet) do computador para descobrir se ele é um visitante novo ou recorrente.

Se o visitante é novo, a vítima é redirecionada a sites como www.nine2rack.in. O domínio pode parecer de um site da Índia, mas é hospedado na Ucrânia, afirmou a Websense, que tem rastreado o ataque há cerca de 10 dias.

A vítima então é conduzida a uma tentativa de download depois que o malware encontra vulnerabilidades no browser, nos softwares da Adobe ou ainda no Quicktime do PC do usuário. Se a vulnerabilidade é encontrada, o ataque baixa um programa cavalo-de-troia com um componente keylogger, que rouba os dados digitados, o qual muitos softwares antivirus ainda não conseguem identificar.

"Esses trojans têm muito baixa taxa de detecção. Muitos têm várias formas", disse Stephan Chenette, gerente de pesquisa de segurança da Websense.

Os usuários que são detectados como recorrentes nos sites comprometidos pelo Nine Ball têm sido redirecionados à ferramenta de busca Ask.com que, segundo o Websense, não oferece riscos ao usuário e é apenas uma forma do ataque se esquivar de investigações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail