Home > Notícias

Ataques ao Twitter estão mais sofisticados, diz especialista

Programas para identificar palavras-chave de interesse dos usuários começam a ser usados para disseminar spam no Twitter.

da PC World / EUA

03/06/2009 às 8h59

Foto:

Os spammers do Twitter estão ficando mais sofisticados, afirmou o Chief Executive Officer (CEO) do Twitfilter Christopher Peri. O Twitfilter é um aplicativo baseado na web que ajuda a gerenciar tweets e seguidores no Twitter.

Peri afirma que os criminosos estão usando computadores para encontrar palavras-chave que atinjam usuários específicos e, assim, os spammers estão disparando mensagens nas “timelines” dos usuários (ou seja, na página principal onde aparecem os updates mais recentes dos perfis seguidos). O especialista estima que os posts indesejados já representam 10% de todos os tweets.

O próprio Twitter reconhece que o serviço tem sérios problemas de spam e afirma que seus técnicos estão agindo para combater a praga - embora tenham obtido sucesso limitado até agora. Há meses, eles têm trabalhado para reduzir a quantidade de “follow spam".

Na definição do Tweeter, follow spam é "o ato de seguir uma massa de pessoas, não porque eles estão interessados em seus tweets, mas simplesmente para adquirir atenção e visualizações de seu perfil (e possivelmente clicks nas URLs que são postadas nos tweets), ou ainda conquistar seguidores de volta". "Muitas pessoas que buscam conquistar atenção desta forma criam programas para seguir pessoas de forma automática e acabam sendo seguidoras de milhares de perfis cegamente”.

O problema de spam no Twitter é delicado, especialmente a partir do momento em que empresas como Dell e Amazon usam o serviço para enviar ofertas e propagandas. Peri afirma que isso não pode ser considerado spam, porque os usuários são quem decidem seguir esse tipo de perfil no Twitter.

O especialista alerta apenas que as lojas precisam tomar cuidado para não exagerar na quantidade de mensagens de marketing, o que deixa as pessoas cansadas rapidamente e as faz considerar os tweets como spam.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail