Home > Notícias

Ativo, Conficker infecta cerca de 50 mil computadores por dia

Brasil, Estados Unidos e Índia estão entre os países mais atingidos pela praga que explora falha no Windows, alerta Symantec.

IDG News Service / EUA

21/05/2009 às 8h25

Foto:

Quem imagina que o risco da praga Conficker já passou se engana. Segundo a empresa de segurança Symantec, ela ainda contamina, a cada dia, uma média de 50 mil PCs, especialmente em países como Brasil, Estados Unidos e Índia."A atenção da mídia em torno do Conficker/Downadup parece ter acabado, mas ele ainda está se espalhando rápida e amplamente", observou a Symantec em seu blog nesta quinta-feira (21/5).

O Conficker surgiu no fim de 2008 aproveitando-se de uma falha, corrigida recentemente, no sistema operacional Windows. Entretanto, a praga ganhou destaque em março deste ano, quando ameaçou paralisar a internet em 1º de abril, o que não ocorreu.

Apesar disso, especialista em segurança alertam que agora há milhões de computadores comprometidos pela praga, formando a maior rede mundial de botnets - máquinas zumbis prontas para liberar ataques.

"Todo mundo foi atingido. Até a Microsoft tem infecções", disse Rick Wesson, membro do Grupo de Trabalho Conficker e Chief Executive Officer da empresa Support Intelligence. Por meio de servidores capazes de se comunicar com as máquinas infectadas, o grupo identificou que grandes empresas que figuram na lista das mil maiores da revista Fortune estão comprometidas.

"[O Conficker] ainda é um botnet importante. Embora não tenha feito nada de representativo [até agora], ainda é uma ameaça" disse Andre DiMino, co-fundador da The Shadowserver Foundation e membro do grupo de trabalho que estuda a praga.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail