Home > Notícias

Atualização do iTunes conserta bugs e aprimora a rede social Ping

Apple liberou versão 10.0.1 do software na última sexta-feira, 24/9; mudanças tornam mais fácil o uso da nova rede social de música da companhia

Macworld / EUA

27/09/2010 às 11h20

Foto:

A Apple liberou na última sexta-feira, 24/9, o update iTunes 10.0.1, que conserta alguns bugs do software, mas acima de tudo atualiza a recém-lançada rede social de música Ping (não disponível para contas brasileiras no iTunes).

A Apple listou as mudanças a seguir em seu comunicado à imprensa sobre a atualização do iTunes 10. Veja abaixo:

- Conserta um problema no qual a qualidade da imagem de um vídeo muda, dependendo se os controles on-screen estejam visíveis.

- Resolve uma questão pelo qual o iTunes pode fechar inesperadamente enquanto interage com a arte do álbum visualizada em uma janela separada.

- Ajusta um problema que afeta o desempenho de alguns visualizadores de terceiros.

- Trata de uma questão que fazia a biblioteca e as playlists do iTunes aparecerem vazias.

- Resolve um caso que criou  incompatibilidade com algumas bibliotecas compartilhadas de terceiros.

Mas a maior mudança neste update é a adição de uma barra lateral do Ping no iTunes. Tomando o lugar da anterior barra lateral Genius, a nova opção é desenvolvida para oferecer acesso constante a informações da rede social, com atualizações em tempo real.

Para exibir essa barra lateral, clique no pequeno botão de barra lateral no canto inferior direito da janela do iTunes, ou escolha Visualizar, Mostrar Barra Lateral do Ping. Esse comando de menu possui o mesmo atalho de teclado da opção anterior Genius: Command + Shift + G.

Ao exibir a nova barra do Ping, você verá a atividade recente de amigos e artistas que segue. Se selecionar uma música, as informações adicionais: em alguns casos, a música ou álbum será exibida no topo da barra lateral; em outros, você verá informações sobre o artista e mensagens postadas por ele.

A incursão do Ping em sua biblioteca do iTunes vai muito mais fundo, no entanto. Você vai perceber que quando uma música for selecionada, ou quando uma faixa estiver tocando, haverá um novo botão pop-up do Ping próximo ao título da canção. A partir desse botão, você pode acessar uma variedade de funções da rede social.

A Apple realizou essas mudanças porque era muito complicado “gostar” ou postar mensagens sobre sua música com a versão inicial do Ping: primeiro você precisava encontrar essa música na iTunes Store, para depois “gostar” ou escrever sobre ela.

itunes1001.jpg

Atualização do iTunes facilita uso da rede social de música Ping

Agora você pode realizar essas ações em qualquer lugar da sua biblioteca do iTunes ou em uma playlist no software. Por exemplo, escolha Post e uma caixa de diálogo do iTunes mostra onde você pode adicionar seus comentários. Mas ainda não é possível escrever sobre músicas que não estão na iTunes Store.

Para as pessoas que gostam do Ping, essas mudanças podem ser legais. Para outras, no entanto, esses botões podem parecer uma tentativa da Apple de adicionar anúncios na sua biblioteca musical.

É fácil esconder a barra lateral da rede social – apenas clique naquele pequeno botão no canto inferior direito da janela do iTunes, ou escolhe Visualizar, Esconder Barra Lateral do Ping. Mas e os "malvados" botões do Ping que aparecem ao lado dos títulos das suas faixas? Felizmente, há um comando que você pode rodar no Terminal para se livrar deles:

defaults write com.apple.itunes hide-ping-dropdown -bool YES

Se você executar esse comando e reiniciar o iTunes, os botões terão sumido. No entanto, você ainda poderá acessar os recursos do Ping ao selecionar uma música pelo controle ou clicar nela com o botão direito do mouse. Apenas escolha Gostar, Post ou Mostrar Perfil do Artista no menu relativo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail