Home > Notícias

Atualização do Windows XP gera ‘tela azul’ no sistema

Usuários afetados reclamam no fórum de suporte dizendo que o sistema trava na inicialização e culpam a correção MS10-015.

IDG News Service

11/02/2010 às 12h28

Foto:

As atualizações da última terça-feira (9/2) da Microsoft causaram problemas em PCs com Windows XP, levando à famosa “tela azul da morte” (BSOD, em inglês), segundo registros de usuários no fórum de suporte da empresa, na quinta-feira (11/2).

“Instalei 11 atualizações do Windows XP e reiniciei meu PC como elas pediram”, afirmou um usuário identificado como “tansenroy”, que iniciou um grande post de suporte. “A partir daí, o Windows não consegue reiniciar! Ele trava na tela azul com a seguinte mensagem: ‘Um problema foi detectado e o Windows foi desligado para prevenir danos ao seu computador’.”

Outros usuários participaram com registros similares. “Há algo muito errado com a atualização. Não consigo nem iniciar em modo de segurança”, afirmou “Ghellow”.

“Não fiquei muito feliz com a Microsoft quando cheguei no trabalho e encontrei o helpdesk transbordando de mensagens de problemas com tela azul”, disse um terceiro usuário, “brawfab”.

No começo do dia da atualização, o tópico já tinha 120 mensagens, se tornando o terceiro maior no fórum de suporte do Windows Update. Até agora, a discussão já recebeu mais de 2.800 visualizações.

Driblando o problema
Alguns usuários postaram soluções, mas apenas uma divulgada por “maxyimus” foi identificada por um engenheiro de suporte da Microsoft como uma maneira de driblar o problema. Para recuperar o controle dos PCs, os usuários deveriam iniciar o sistema a partir do disco de instalação do Windows XP, acessar o Console de Recuperação e entrar com uma série de comandos.

Apesar disso, a solução não resolve o problema para usuários de computadores ultraportáteis , já que os equipamentos não possuem drives de CD para rodar o disco de instalação. “Há algum conserto para um netbook ou estou definitivamente ferrado por enquanto?”, perguntou “HimDen”.

Alguns usuários identificaram, por tentativas, a atualização MS10-015 como a raiz do problema, e afirmaram que desinstalar o ajuste de segurança – denominado KB977165 – fez o computador funcionar normalmente.

A MS10-015, uma das 13 atualizações de segurança que a Microsoft lançou na terça-feira, corrigiu uma falha no núcleo do sistema do Windows de 32 bits que existe há 17 anos. A vulnerabilidade se tornou pública três semanas atrás, quando um engenheiro do Google descobriu o problema e publicou um código conceito de ataque ao sistema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail