Home > Notícias

Atualizado, Google Earth mostra imagens mais homogêneas e realistas

Atualização do programa de mapeamento 3D da Google apresenta motor de renderização que suaviza fotografias da Terra.

Daniel Ionescu

27/01/2012 às 17h31

Foto:

A Google atualizou o Google Earth para que a versão 6.2 exiba a superfície da terra com texturas lisas e naturais. Antes disso, o programa renderizava os mapas a partir de imagens irregulares de longo alcance que eram montadas em quadrados lado a lado. 

A representação da Terra é feita a partir de fotos aéreas e de satélite tiradas em datas diferentes, sob diferentes condições de luz e tempo, o que acaba criando um efeito de irregularidade quando o planeta é visto de grandes altitudes. A imagem fica desigual, a não ser que o usuário dê zoom para exibir em detalhes uma única foto. 

O novo motor de renderização a Google deixa essas imagens mais homogêneas. “O resultado final é uma nova experiência de visualização da Terra que preserva as texturas das paisagens geográficas mais marcantes do mundo” explicou Peter Birch, gerente de produtos do Google Earth em um post no blog da empresa. 

O Google Earth 6.2 também pegou emprestada a ferramenta de autocompletar disponível no Google Maps, que torna mais rápido e mais fácil encontrar os lugares pesquisados. É possível também pesquisar por camadas, e orientações acerca de trajetos feitos de carro, bicicleta ou a pé também estão disponíveis. O update está disponível  tanto para as versões desktop (PC, Mac ou Linux) quanto para as móveis.

Os usuários do Google+ também receberam novidades. Há uma nova opção para compartilhar um screenshot da tela que está sendo exibida no Google Earth com os seus círculos da rede social. 

 

googleearthnovo01.jpg
Imagens aéreas do Google Earth ficaram mais realistas. Clique para ampliar

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail