Home > Dicas

Atualize seu blog usando o iPhone

O iPhone, mesmo com sua limitação de teclado, oferece opções para escrever em seu blog. Conheça três ferramentas: TypePad, WordPress e iBlogger.

Scott McNulty, Macworld.com

29/10/2008 às 11h45

Foto:

Desde o lançamento do primeiro iPhone, seu potencial como ferramenta móvel para blogar era iminente. Blogueiros poderiam escrever posts de qualquer lugar, e até enviar fotos em tempo real para seus sites. Só que havia um problema: o iPhone original não permitia a instalação de software e nem vinha com programas que dessem acesso às principais plataformas de blogs.

A espera teve que acontecer até a Apple liberar o kit de desenvolvimento para iPhone e abrir as portas da App Store para programadores independentes. Agora, blogueiros em qualquer lugar têm diversas opções para garantir que suas atualizações estão a um toque na tela de distância.

Três programas são populares para blogar no iPhone: TypePad, WordPress e iBlogger. Veja o que eles fazem:

TypePad
typepadO aplicativo TypePad iPhone só funciona com blogs criados com TypePad, plataforma da Six Apart, que produz o software para blogs Movable Type. O TypePad é uma versão paga do Movable Type, voltada a blogueiros profissionais que querem usar o software mas não pretendem hospedar o site em outros locais.

Ao abrir o TypePad em seu iPhone e entrar na sua conta, verá três opções: Criar um post, Tirar uma foto e adicionar uma foto. (Vale lembrar que o aplicativo funciona apenas com uma conta TypePad por vez, mas você pode postar em todos os blogs e galerias de imagens associadas à conta). Ao criar um post, você pode adicionar categorias (presentes no seu blog), fotos (da biblioteca de imagens do iPhone ou tirada com a câmera do aparelho) e, claro, escrever um texto. Só que para adicionar links ou formatar textos é preciso digitar o código HTML.

A opção de tirar uma foto é boa para enviar rapidamente uma imagem para o blog (isso não funciona no iPod touch, pela falta de câmera no aparelho). Tocar nessa opção leva direto à câmera do iPhone, e ela aparece direto na tela de postagem do TypePad. Adicione uma categoria, se quiser, e publique direto no blog.
Encontrei um pequeno bug nessa opção: as fotos inseridas no post estão um pouco cortadas – mas isso ocorreu com o iBlogger também. Como o problema surgiu em dois aplicativos, creio que a culpa é do software do iPhone, e não dos aplicativos.

Por outro lado, o TypePad insere as imagens no tamanho máximo que as configurações do seu blog permitirem. E a função de adicionar foto é quase similar à de tirar foto.

A versão móvel do TypePad foi claramente projetada para escrever novos posts com mobilidade. Você não pode editar posts existentes no blog (o programa nem lista os posts mais recentes) – mas dá para salvar um post no iPhone e editá-lo posteriormente.

No geral, o TypePad é bom para publicar fotos no blog, embora eu não o usaria para escrever grandes textos para o blog nele. Aqui, a maior limitação é do próprio aparelho – o teclado do iPhone não é ideal para isso.

wordpressWordPress
Como o TypePad, o aplicativo da WordPress só funciona com a plataforma de mesmo nome. É um programa oficial da WordPress (e, curiosamente, uma das primeiras aplicações de código aberto para iPhone).

O programa permite publicar em múltiplos blogs do WordPress (tanto os do WordPress.com quanto os hospedados em outros servidores) e, diferente do TypePad, você pode editar os últimos 10 posts direto na tela do iPhone (e ainda pode ajustar as preferências do software para mais posts).

Publicar textos é muito parecido como o processo em qualquer blog com WordPress. Toque no botão de novo post, e aparece uma tela para inserir título, tags, categorias, status (publicado, rascunho etc.) e o corpo de texto. Categorias e tags existentes são puxadas do seu blog. E, como o TypePad, o WordPress requer que você digite código HTML para links e caracteres especiais.

O WordPress permite ainda inserir fotos em um post – quantas que quiser, na verdade. Escolha as imagens do álbum do iPhone ou tire uma nova foto e ela vai direto para o post – e as fotos não aparecem cortadas, como nos outros dois aplicativos citados aqui. Por outro lado, o aplicativo dá poucas opções de controle de como a imagem irá aparecer no post – elas entram no final do texto.

O WordPress para iPhone ainda permite proteger posts com senha e agendar a publicação futura de textos.


iBlogger

Da IlumneX (que faz Ecto, o cliente de blogs para Mac), o iBlogger é o único dos três programas que é pago – custa 10 dólares. Dito isso, o iBlogger é compatível com diversas plataformas de blogs, como TypePad, WordPress, Movable Type, Expression Engine e Xanga, entre outras. Isso é bom se você tem que gerenciar distintos blogs em diferentes plataformas.

ibloggerO aplicativo lista os últimos 11 posts no seu blog, e você pode editar e apagar os posts. Há um botão “View in Safari” para você verificar o status do blog no browser do iPhone.

Outro grande recurso do iBlogger é o botão Link Button no formulário de posts. Digitar código HTML é um tanto complicado na tela do iPhone, e esse botão apenas pede a URL do texto a receber o link. O iBlogger insere o código HTML para você – um ótimo economizador de tempo.

O programa ainda aproveita o GPS do iPhone 3G (ou os recursos de localização do iPhone original e do iPod touch) e permite que você insira um link para um mapa do Google que mostra onde você publicou aquele post. Como a maioria dos aplicativos que usam a localização, é algo incrível e assustador ao mesmo tempo.

E, mesmo sendo um aplicativo pago, ele insere um link para o site do fabricante do iBlogger em todo post que você faz. Isso pode ser desativado nas preferências do aplicativo, mas, poxa, se você paga por um aplicativo, ele não deveria fazer propaganda por padrão.

O que usar?
Os três aplicativos são ótimos clientes para blogs no iPhone. A escolha depende mesmo da ferramenta que você usa no seu blog: se é TypePad ou WordPress, use os aplicativos oficiais e gratuitos dos fabricantes. Se precisa de mais recursos e flexibilidade, o iBlogger vale seu preço.

Os três aplicativos rodam em iPhone e iPod touch com software 2.x.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail