Home > Notícias

Atualize seu Windows XP SP2 e Windows Vista SP1 agora

Microsoft deixará de dar suporte a lançar atualizações para estas versões do Windows em breve

Rosemary Hattersley

09/07/2010 às 13h04

Foto:

A maioria de nós espera que nossos PCs simplesmente funcionem. É uma idéia razoável, embora infelizmente não seja realista. Há tantas variáveis no Windows e no hardware que usamos para rodá-lo que um uso livre de problemas é nada mais que um sonho distante. E a partir do momento em que você começa a instalar programas e adicionar novos tipos de arquivos, estas variáveis se multiplicam. De fato, geralmente é o software o culpado, de uma forma ou outra, quando nossos PCs começam a se comportar de forma estranha.

Isto não seria um problema se a Microsoft não estivesse prestes a encerrar o suporte a uma das mais populares versões do Windows, o XP Service Pack 2. Durante o ciclo de vida padrão de um sistema operacional da Microsoft, suporte é fornecido na forma de atualizações automáticas ou manuais, de forma que problemas de segurança são corrigidos regularmente e upgrades incrementais são aplicados ao longo do caminho.

A já infame “Patch Tuesday” (a segunda terça-feira de cada mês) é a data na qual a Microsoft rotineiramente lança atualizações e correções para seus sistemas operacionais. Usuários com o Windows Update configurado para atualização automática geralmente encontram nesta data seus PCs já atualizados e solicitando uma reinicialização para que as mudanças possam fazer efeito. Geralmente tais atualizações acontecem durante a noite ou em outro horário conveniente, para não interferir com a rotina de uso do computador.

O Windows XP SP2 e Windows Vista SP1 já eram

Entretanto, a partir de 13 de julho a Microsoft não vai mais lançar atualizações e correções de segurança para o Windows XP SP2 e Windows Vista SP1. Ambos os sistemas operacionais entrarão na fase de “suporte extendido”, o que significa que apenas atualizações excepcionalmente críticas serão oferecidas de agora em diante.

Basicamente, a não ser que surja uma vulnerabilidade grave afetando PCs com o Windows XP SP2 e outras máquinas ao redor, a Microsoft não vai se esforçar para que sua máquina continue funcionando como esperado. De agora em diante, “o problema é seu”, ou de qualquer um que se prontifique a ajudá-lo nesta tarefa.

Mas nem tudo está perdido. A melhor sugestão para quem ainda roda o Windows Vista Service Pack 1 (ou anterior) e Windows XP Service Pack 2 é atualizar para o Service Pack mais recente para cada sistema operacional. E a atualização é gratuita. Mais informações estão disponíveis no site da Microsoft (http://bit.ly/bFJw6L)

Com os Service Packs mais recentes instalados você poderá ficar tranquilo até 2014, quando o suporte ao Windows XP SP3 se encerra. A Microsoft não tem planos para lançar novos Service Packs para o Windows XP, mas se reserva o direito de revisar esta decisão no futuro. Usuários do Vista que atualizarem para o SP2 poderão ficar tranquilos até 2012.

Além dos Service Packs, há algumas ferramentas extras que podem ajudá-lo a se certificar de que seu computador está rodando da melhor forma possível. Uma delas é a Fix It, da Microsoft, um download gratuito para o Windows XP e Windows Vista lançado em Maio. É uma variante do Action Center que vem incluso com o Windows 7. Você pode baixá-la gratuitamente (http://bit.ly/auWWOY).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail