Home > Notícias

Audiência acima do esperado prejudica acesso ao Blog do Planalto

Governo esperava cerca de 4 mil acessos simultâneos, mas passou de 12 mil ao longo do dia, deixando o serviço instável.

Guilherme Felitti, do IDG Now!

31/08/2009 às 19h16

Foto:

O Blog do Planalto - novo veículo de comunicação da Presidência da República que usa a ferramenta de publicação pessoal mas deixa de lado funções próprias a esse instrumento, como os comentários - teve um primeiro dia de funcionamento turbulento. 

Lançado simultaneamente à divulgação dos planos de exploração de petróleo na camada do pré-sal pelo governo federal, o Blog do Planalto enfrentou lentidão e instabilidade desde as 10 horas da manhã desta segunda-feira (31/8), segundo a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), que hospeda o blog.

Segundo o órgão, o governo esperava que o blog atraísse cerca de 4 mil acessos simultâneos por segundo na sua estreia, número que se manteve estável até às 9h30 dessa segunda.

Meia hora depois, porém, o acesso ultrapassou o volume esperado, e chegou a 12 mil tentativas de acesso por segundo, prejudicando o acesso ao blog durante o dia.

Para suprir tamanha demanda, a Dataprev alocou três servidores para hospedar o blog, que se juntaram aos dois já usados inicialmente.

Na sua estreia, o Blog do Planalto trazia como principal atração um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmando que se trata de um dia histórico tanto pelo lançamento do blog como pela publicação do marco regulatório do pré-sal, a nova faixa de petróleo descoberta na costa brasileira há quase dois anos.

Outros destaques no primeiro dia do blog incluem explicações detalhadas sobre o plano do governo com o pré-sal, com direito a uma versão de vídeo do programa Café com o Presidente, a cobertura da reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e o vídeo de um garoto da comunidade Pavão-Pavãozinho perguntando a Lula quantos dedos o presidente tem.

Segundo o presidente Lula, o blog será o lugar "onde iremos passar para a sociedade brasileira que viaja na internet todas as informações, em tempo real, daquilo que acontece no Planalto, daquilo que eu faço, das minhas viagens".

Por mais que a estreia tenha contado com a participação do presidente, o Blog do Planalto não terá contribuições rotineiras de Lula. O conteúdo será produzido por uma equipe de jornalistas e designers. O modelo adotado é similar ao empregado no blog da Casa Branca, do governo dos Estados Unidos.

Como adiantado pelo IDG Now!, o Blog do Planalto não terá comentários, uma forma de não atrair discussões políticas para o espaço, segundo envolvidos no projeto. Em vez disso, os organizadores optaram por explorar uma ferramenta conhecida como trackback para indicar posts em outros blogs que replicam o conteúdo do blog do governo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail