Home > Notícias

Australianos já tem banda larga móvel com velocidade nominal de 42Mbps

Operadora Telstra afirma que velocidade média de download varia entre 1Mbps e 20Mbps. Pico pode chegar a 30Mbps.

IDG News Service (Estocolmo)

30/08/2010 às 12h32

Foto:

A operadora de telefonia móvel australiana Telstra será a primeira a lançar um serviço de banda larga movei com velocidade de 42Mbps. O anúncio foi feito pela empresa nesta segunda-feira (30/8).

No entanto, o desempenho na velocidade anunciada é apenas teórico. Segundo a companhia, os usuários poderão esperar “velocidades médias que variam entre 1 Mbps e 20Mbps”. Já a Ericsson, que fabrica os equipamentos da tecnologia Evolved High Speed Packet Access (HSPA +), declarou que os usuários poderão esperar velocidades de pico de até 30Mbps.

A velocidade de 42Mbps é, teoricamente, a mais rápida que as operadoras podem oferecer.  Os equipamentos HSPA+ - modems e a infraestrutura de rede móvel – estão usando uma tecnologia chamada Dual Carrier (Transporte Duplo, em tradução livre para o português), que permite que as redes enviem e recebam dados usando dois canais simultâneos.  

Porém, a popularização do HSPA+ com o Dual Carrier levará um certo tempo, devido a disponibilidade de modems. A Telstra comprou duas mil unidades de modems Sierra Wireles, baseados em um chipset da Qualcomm. Inicialmente, a operadora vai vender o serviço a seus clientes corporativos, em um sistema chamado Ultimate USB Modem e espera oferecer este tipo de equipamento de forma mais ampla até o final deste ano.

O Telstra’s Ultimate USB Modem pode ser comprado em diversos planos de banda larga móvel, sendo que o dispositivo pode sair até mesmo de graça, caso o cliente adquira um plano de 62 dólares mensais, durante um período de 24 meses.

Outras operadoras também planejam o lançamento de serviços de banda larga móvel usando a tecnologia HSPA+. No entanto, elas ainda estão aguardando os modems. Recentemente, Peder Ramel, CEO da 3Scandinavia, disse que a companhia espera que os primeiros modems compatíveis cheguem apenas no quarto trimestre deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail