Home > Notícias

AutoCollage, da Microsoft, faz colagem de fotos por 35 dólares

Lançamento disponível em inglês e só por meio de download, permite combinar e colar imagens de forma automática.

IDG News Service/Reino Unido

04/09/2008 às 15h12

Foto:

A Microsoft lançou nesta quinta-feira (04/09) um programa simples que reúne fotos e faz uma colagem automaticamente.

O AutoCollage 2008 é o fruto do trabalho feito em tecnologias de reconhecimento de faces e fusões desenvolvidas no laboratório de pesquisa da Microsoft no Reino Unido.

O programa seleciona fotos representativas enquanto evita características repetidas, combinando imagens umas às outras. A foto pode ser redimensionada e depois impressa.

A Microsoft se interessou por softwares de fotos há pouco tempo. Lançamentos anteriores incluem o Windows Picture e o Fax Viewer com o XP, que são apenas ferramentas rudimentares, como rotação e salvamento de fotos em diferentes formatos de arquivo. O Vista tem o Windows Photo Gallery Viewer, que permite aos usuários aparar e ajustar o contraste das fotos, entre outros recursos básicos.

Em agosto, a Microsoft lançou uma tecnologia de criação de imagens chamada PhotoSynth. O software é gratuito e permite a montagem de imagens em 3D.
++++
Muitas pessoas já estão fazendo manualmente suas próprias colagens com programas de manipulação, disse Alisson Sol, gerente de desenvolvimento do projeto. O interesse da Microsoft foi fazer tornar o processo mais simples e rápido.

Mas talvez o mais interessante é a forma que a Microsoft escolheu para distribuir o AutoCollage. Em vez de incluir o programa em algum de seus serviços baseados na web, Windows Live, a empresa optou por vender o aplicativo que tem de ser instalado no PC.

Um serviço web é tecnicamente possível, disse Sol. Mas a Microsoft acha que os usuários com conexão lenta à internet poderiam ter problemas ao tentar subir várias fotos, o que poderia impedir algumas pessoas de usar o programa.

O AutoCollage custa 35,43 dólares. O programa está disponível para download, mas apenas em inglês. Sol acrescentou que a Microsoft vai determinar se serão feitas versões do programa em outros idiomas conforme o interesse.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail