Home > Dicas

Automatize as verificações do HD

Tornar a checagem do disco automática poupa aborrecimentos e pode evitar problemas.

Por Redação da PC World

02/03/2008 às 20h28

31solucoes_xp_150.jpg
Foto:

xp_vista_150PROBLEMA: Inúmeros programas podem proteger meus dados procurando por falhas no meu disco e consertando problemas. Infelizmente, eu raramente tenho tempo para usar essas ferramentas.

SOLUÇÃO RÁPIDA: Para automatizar a checagem de disco no XP, vá a Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema, Tarefas Agendadas.

Clique duas vezes em Adicionar tarefa agendada para iniciar o tutorial e clique em Avançar. Na lista de aplicativos, selecione Prompt de comando e clique em Avançar. Caso você não localize Prompt de comando na relação, clique em Procurar e selecione o arquivo ‘cmd.exe’ na pasta System32 do Windows e clique em Abrir.

Escolha a periodicidade (mensalmente é uma boa opção) e clique em Avançar. Especifique hora, dias e meses e clique em Avançar de novo. Entre com o nome da conta e senha que você usa para fazer login e vá em Avançar mais uma vez. Marque Abrir as propriedades avançadas desta tarefa ao clicar em concluir e clique em Concluir.

Com a aba Tarefa aberta, edite o texto da caixa Executar para que fique assim: c:\windows\system32\cmd.exe/c echo y|chkdsk c: /f /x (seu diretório e suas opções podem variar). Clique em OK e entre sua conta e senha novamente. Clique mais uma vez em OK (pode ser solicitado que você digite sua conta e senha de novo).
++++
Para automatizar a checagem de disco no Vista, vá em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas de sistema, Agendador de Tarefas. Na tela de Ações à direita, clique em Criar Tarefa.

xp_vista_chec_disco

Use as caixas correspondentes para escrever um nome para a tarefa e, se quiser, uma descrição. Marque Executar com privilégios mais altos e qualquer outra configuração que deseje. Vá na aba Disparadores e clique em Novo.

Estabeleça o intervalo de tempo em que a checagem será realizada. Por exemplo, mensalmente, selecione todos os meses no menu dropdown Meses, clique em Em, e selecione Primeiro, no primeiro menu drop-down à direita do botão, e segunda-feira no segundo menu. Vá na aba Ações e, em Programa/script, digite cmd.exe. Em Adicione argumentos (opcional), escreva /c echo y|chkdsk c: /f /x (suas opções podem variar, veja imagem). Quando terminar esses passos, clique em OK.

Leia também:

> Como acelerar a inicialização do sistema operacional
> Acabe com o desperdício de espaço das cópias de arquivo do Vista
> Reduza o poder que os aplicativos têm sobre o sistema operacional
> Como viver em um mundo com dois Windows
> Diagnostique sua conexão com a internet
> Revigore o poder de fogo do Internet Explorer
> Facilite sua vida no trabalho
> Gerencie arquivos com o botão do mouse
> Atualize aplicativos e sistema operacional ao mesmo tempo
> Acabe com a lentidão da navegação na web
> Deixe o Windows desfragmentar para você
> Desative o Autoexecutar do Windows
> Use atalhos para abrir itens de inicialização rápida
> Avalie seu sistema de segurança
> Desligue o PC instantaneamente

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail