Home > Dicas

Automatize seu Android com o Microsoft on{x}

Serviço permite programar facilmente o aparelho para reagir a certos eventos, simplificando tarefas do dia-a-dia.

Albert Filice, PCWorld EUA

25/06/2012 às 12h52

Foto:

A Microsoft anunciou recentemente um produto bastante interessante que, surpreendentemente, é exclusivo para smartphones Android. Batizado de on{x}, ele foi projetado para automatizar eventos. Lembra muito o servico IFTT (If This Then That), que permite automatizar serviços web, mas centrado completamente no smartphone. 

Funciona assim: você cria uma “regra” que consiste em um gatilho (trigger) que será monitorado pelo on{x}, e define uma ação que será executada em resposta a ele. O gatilho pode ser qualquer coisa, desde algo baseado em sua localização (quando eu chegar em casa) ou uma resposta a um evento (quando eu estiver dirigindo).

Você pode, por exemplo, configurar o smartphone para que toque música (ação) quando você estiver dirigindo (gatilho). Ou te lembrar de ir à academia (ação) se você tiver faltado nos últimos três dias (gatilho). 

onx_receitas-360px.jpg
Um exemplo de receitas do on{x}

A Microsoft oferece o que chama de receitas (recipes), que são regras pré-definidas para ajudá-lo a começar a usar o on{x}. Você pode usá-las como modelos que podem ser modificados e aprimorados até chegar às suas próprias regras. Muitas das receitas permitem que você modifique variáveis, como o horário ou conteúdo de um lembrete, sem tocar uma linha de código sequer.

Se você quer algo um pouco mais avançado e conhece a linguagem JavaScript, pode pular o editor visual e modificar diretamente o código-fonte das receitas, o que lhe dará mais flexibilidade. Há bastante documentação e um fórum de suporte sobre o on{x} para ajudá-lo a começar.

Foi surpreendentemente fácil começar a usar o on{x}, e em poucos minutos eu já tinha criado minha primeira regra. Há inúmeros gatilhos com os quais você pode trabalhar, como lembretes baseados em sua localização ou respostas automáticas a mensagens de texto predefinidas. Ao criar suas regras, tenha em mente que a localização é determinada pela latitude e longitude em vez do endereço, o que é incômodo, e números de telefone devem incluir o código de área. Devemos frisar que o software ainda é beta, então nem todos os recursos estão presentes, e há espaço para melhorias.

Se você sempre quis deixar seu smartphone mais “esperto”, experimente o on{x} e veja o que consegue fazer. Para usar o serviço, que no momento está disponível apenas em inglês, é necessário fazer login com sua conta do Facebook.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail