Home > Dicas

Automatize tarefas repetitivas no Firefox usando macros

Complemento gratuito para o navegador da Mozilla permite gravar procedimentos corriqueiros para execução mais rápida.

Preston Gralla, da PC World/EUA

14/09/2009 às 14h36

http_150.jpg
Foto:

imacros_150.jpgSe você se vê, regularmente, executando a mesma série de tarefas no Firefox, talvez tenha chegado o momento de automatizar algumas delas. O complemento gratuito iMacros for Firefox grava cada uma das ações que se faz no navegador e as salva como macros. Depois, basta clicar um botão para que elas seja executadas rapidamente.

Depois de baixar e instalar o add-on, clique no botão do iMacro que
está na barra de ferramentas do Firefox e o aplicativo irá surgir no
sidebar do navegador.

>> Faça download do iMacros for Firefox 

Para gravar uma macro, clique na aba Rec e depois em Record. Ao terminar de digitar os comandos da macro em questão, clique em Stop. Atribua um nome para a macro que está gravando e só.

A macro, agora, será exibida em uma lista. Para executá-la, selecione-a, clique na aba Play e depois no botão Play.

Para ajudá-lo na criação de suas primeiras macros, o iMacro já vem com algumas macros pré-definidas e que são exibidas na aba Play. As novas macros criadas pelo usuário também serão exibidas nesta aba.

Possibilidades
Uma série de coisas podem ser automatizadas no Firefox. Por exemplo, fazer logon no Gmail e criar uma mensagem em branco, prontinha para ser digitada, ou verificar o valor de papéis (ações) no mercado financeiro são macros fáceis de serem criadas.

Usuários que têm prática com scripts podem ir bem além dessas tarefas porque o complemento permite executar tarefas bem sofisticadas tais como testar em profundidade o desempenho de um site. O iMacros também pode ser utilizado em combinação com outras tecnologias de scripts, como o Windows Scripting Host, permitindo a chamada de scripts criados no iMacros dentro de outras ferramentas de scripts.

imacros_tela.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail