Home > Notícias

Auxílio remoto pode ser tão fácil quanto acessar um site na web

Versões mais caras do Windows trazem Assistência Remota inclusa, mas é difícil de configurar e usar; então conheça do SkyFex.

Lincoln Spector, da PC World / EUA

08/09/2008 às 16h15

ajuda_remota_150.jpg
Foto:

ajuda_remota_150Tanto o Windows XP quanto o Vista trazem utilitários que possibilitam o controle remoto do seu computador (ou você acessar remotamente outro PC), denominados Assistência Remota. Tais utilitários são bons e funcionam muito bem, desde que os envolvidos consigam configurá-los adequadamente. E o problema com essas ferramentas é justamente esse: encontrar um usuário com experiência suficiente para configurá-los adequadamente.

Além disso, aquele que se propõe a ajudar alguém que esteja com alguma dificuldade com seu computador deve conhecer o endereço IP do necessitado (e quem é que tem tal informação numa hora dessas?), ter certeza de que o PC problemático está com a função Remote Desktop Server habilitada e que o salvador da pátria consiga configurar o roteador e o firewall do necessitado para permitir este tipo de conexão remota.

E não pense que o ajudado pode facilitar as coisas: raramente são capazes de descrever com clareza o que a tela de configuração do roteador mostra e a última coisa que você vai querer que ele faça é sair mexendo na configuração desse equipamento a torto e a direita.

Leia também:
> Acesse seus documentos mesmo que esteja do outro lado do mundo
> Como se tornar o super-herói dos PCs
> Faça backup do registro antes de mexer no sistema
> Backup sem gastar nada? Veja aqui como fazer
> Automatize a rotina de backup para não se arrepender depois
> Galeria: que tal um desktop que custa 11 mil reais?

Para completar o cenário: o aplicativo de assistência remota não vem com as edições Home do Windows XP nem do Vista, sistemas operacionais mais comumente utilizados por quem costuma tem problemas.

Há uma grande quantidade de programas de assistência remota disponíveis no mercado desenvolvidos por outras empresas só que na maior parte dos casos apenas complementam o que o Assistência Remota faz, sem contar que também exigem algum conhecimento prévio por parte de quem está sendo auxiliado.

++++

Por sugestão de um leitor da PC World (EUA), tomamos o conhecimento do SkyFex. Gratuito e baseado em web, este service dispensa a instalação de qualquer software além de alguns controles ActiveX.

Você e a pessoa que está sendo ajudada devem acessar páginas diferentes do site do SkyFex – você terá de criar uma conta (gratuita); a outra pessoa nem isso.

Depois de cada uma das partes fornecer ao serviço um código de acesso de 6 dígitos, você verá em sua tela o desktop da pessoa que está ajudando. Ao clicar em qualquer ponto da janela que representa do desktop remoto, a outra pessoa verá, em sua respectiva tela um círculo vermelho que mostra onde você está “mexendo”.

skyfex_01

Desktop: a janela do browser mostra a tela do PC de quem está sendo ajudado

Clique no botão Request Remote Control e quando a outra pessoa der a permissão, você terá controle total sobre essa máquina.

A ferramenta, no entanto, possui algumas limitações. Ela só funciona com o Internet Explorer e, na versão gratuita, as sessões duram no máximo 30 minutos e o controle remoto apenas 5.

Tais limites de tempo desaparecem se você pagar 30 dólares por mês pela versão Pro do SkyFex. Nos testes, a função Syncronize clipboards também não funcionaram.

skyfex_02

Limites: a versão Pro do SkyFex acaba com o tempo limitado para o suporte

De todas as soluções de acesso remoto que já usamos, está é – sem dúvida – a mais fácil de usar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail