Home > Notícias

Avatar inglês pode falar e expressar emoções

"Zoe" é capaz de ler uma mensagem digitada com um nível de emoção selecionado manualmente em um monte de controles deslizantes

Kevin Lee, TechHive

22/03/2013 às 18h38

Foto:

Mesmo com todos os nossos emojis e emoticons, uma mensagem digitada nunca terá o mesmo tipo de emoção que uma conversa cara-a-cara. As chamadas de vídeo com certeza se tornaram muito mais fácil nos dias de hoje, entre o FaceTime e o Skype, mas quem ainda faz ligações?

Para ajudar a combater o problema, pesquisadores da Universidade de Cambridge estão dizendo que desenvolveram o mais expressivo avatar humano entre os já criados. Apelidado de "Zoe", o avatar pode ler o texto em voz alta com toda a emoção que um rosto sem corpo poderia ter.

Para criar este avatar de rosto humano, os cientistas tiveram uma atriz chamada Zoe Lister lendo mais de 7 mil frases enquanto traçavam suas expressões faciais, e os dados desses exercícios foram usados para treinar uma modelo virtual. Se você acha que tudo isso é apenas uma gravação, a estrutura da tela embaixo do rosto virtual pode ser manipulada manualmente para algumas expressões verdadeiras e esquisitas.

Zoe basicamente lê uma mensagem que você digita com a emoção que você seleciona manualmente em um monte de controles deslizantes, que incluem raiva, tristeza, felicidade, ternura e medo. Em um estudo de caso, um grupo de voluntários reconheceu corretamente a emoção do avatar virtual (77%,) mais do que reconheceu a atriz real (73%). Então, mais uma vez, os robôs têm vencido os seres humanos.

A equipe por trás de Zoe está analisando possíveis usos para o avatar. Um dos mais importantes poderia ser ajudar crianças autistas a lerem emoções e os surdos a lerem os lábios. Os cientistas também acreditam que a tecnologia pode ter um futuro promissor em jogos, livros audiovisuais e palestras online.

Como o sistema é praticamente um modelo, qualquer um poderia se gravar, ou gravar alguém, e criar seu próprio assistente personalizado. O sistema também é extremamente leve, apenas 10 megabytes, por isso pode acabar sendo implementado em nossos telefones e tablets algum dia.

Assista a demonstração de Zoe, em vídeo, abaixo:

 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail