Home > Notícias

AVG lança correção para falha em versão gratuita do antivírus

O scanner do software acusa o arquivo "user32.dll" de conter o trojan PSW.Banker4.APSA ou Generic9TBN. Patch já está disponível.

Redação da PC World - EUA

11/11/2008 às 18h13

Foto:

Usuários do antivírus AVG levaram um susto esta semana ao receberem instruções de apagar um arquivo crítico do sistema operacional Windows, que foi erroneamente classificado pelo software para um arquivo malicioso.

O scanner do AVG acusou o arquivo "user32.dll" de conter o vírus do tipo cavalo-de-tróia PSW.Banker4.APSA ou Generic9TBN e instruiu os usuários a removê-lo, o que levou diversas máquinas a entrarem em loop de reinicialização.

E a única maneira de interromper o reboot contínuo era fazer o boot da máquina com um CD do Windows rodando a opção de reparo.

O AVG é bastante popular por conta de sua versão gratuita para usuários residenciais. No entanto, esta não é a primeira vez que um deslize da empresa gera problemas relacionados ao arquivo user32.dll.

No ano passado, a AVG alertou usuários que o user32.dll havida sido modificado e poderia estar infectado. Na época, a AVG Technologies não recomendou alguma ação específica aos usuários, mas gerou uma onda de reclamações em fóruns online.

No início deste mês, o AVG também deu outro escorregão e registrou um falso positivo no Zone Alarm, outro produto de segurança. A AVG disse que corrigiu o problema atual com o “user32.dll” e se desculpou em seu fórum.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (12/11), a AVG informa que "o problema só afeta os usuários das versões em holandês, francês,
italiano, português e espanhol do Windows XP" e que a empresa está "tomando estas medidas para ajudar os usuários a
minimizarem o problema". Uma delas envolva a liberação de uma atualização para corrigir o problema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail