Home > Notícias

Azure da Microsoft é a versão do Windows para cloud computing

Software permite que desenvolvedores criem e hospedem serviços usando a infra-estrutura da Microsoft, anuncia Ray Ozzie.

IDG News Service/ EUA

27/10/2008 às 18h02

Foto:

O Chief Software Architect da Microsoft, Ray Ozzie, revelou, nesta segunda-feira (27/10), o Windows Azure, versão do sistema operacional para cloud computing, que permite que desenvolvedores criem e hospedem seus serviços usando a infra-estrutura da Microsoft.

O ambiente Azure compete com o Elastic Compute Cloud (EC2), da Amazon, como local de hospedagem no qual os desenvolvedores podem construir e armazenar seus aplicativos, afirmou Ozzie em seu keynote na Professional Developers Conference (PDC).

A Microsoft está lançando, no evento, o Community Technology Preview (CTP) do Windows Azure, nos Estados Unidos, que hospedará o serviço em centros de dado globais.

O anúncio do Azure era esperado, já que o Chief Executive Officer da Microsoft, Steve Ballmer, disse no início do mês que a empresa estava preparando uma versão do Windows para cloud computing.

Segundo Ozzie, a empresa desenvolvia o sistema antes de a Amazon revelar o EC2. "Nossos objetivos com o Azure são diferentes, já que temos a responsabilidade de dar suporte a uma rede global de desenvolvedores e aplicativos já criados em nossa infra-estrutura”, explica.

Os desenvolvedores podem usar as ferramentas .Net para criar aplicativos no Windows Azure, as mesmas utilizadas para a criação do ambiente, afirma Amitabh Srivastava, vice-presidente da equipe do sistema.

Segundo ele, a Microsoft poderá, eventualmente, hospedar todos os seus serviços online no Azure.

Srivastava explica que o ponto principal do Azure é o Fabric Controller, que gerencia o ciclo de vida dos serviços que os desenvolvedores criam. “Com ele, todos os centros de dados são vistos como estruturas de fontes de hardware compartilhadas, que podem ser gerenciadas e divididas com todos os serviços.”

Dessa forma, o Azure pode atualizar os aplicativos dos desenvolvedores automaticamente. O Azure também separa os aplicativos da camada do sistema operacional, usando a tecnologia de virtualização da Microsoft, que elimina a necessidade de promover a atualização de desktops para ter a última versão de aplicativos.

Ozzie não revelou quando o Windows Azure será lançado para todos os usuários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail