Home > Dicas

Baixe álbuns e fotos do Facebook com o fbDownloader

Colocamos nossas vidas inteiras no Facebook, e se você perder acesso à sua conta, perderá todas as fotos que estão lá. Então faça um backup já!

Mark O'Neill, PCWorld EUA

09/07/2013 às 13h57

FBDownloader_Abre-435px.jpg
Foto:

Você pode não perceber, mas coloca boa parte de sua vida no Facebook. A rede social conquista a todos e faz com que as pessoas percam suas inibições e revelem todos os detalhes de suas vidas, incluindo as fotos mais recentes. Soa familiar? Então talvez você deva usar o fbDownloader para criar um backup destas fotos.

Já posso ouvir você perguntando: “Mas pra quê me preocupar com o backup? O Facebook não é um lugar seguro para guardar as fotos das minhas festas?”. De certa forma é, mas contas do Facebook podem ser hackeadas, e mesmo que você ative o recurso de “Aprovação de Login”, que é a versão do Facebook para a autenticação em duas etapas, não há garantias.

E não é só com os hackers que você deve se preocupar. O Facebook faz as regras, e se não gostar da forma como você as interpreta a empresa pode desativar sua conta sem nenhum aviso, algo que já aconteceu antes. Se isso acontecer diga adeus às suas fotos. E não são só as fotos das festas que irão sumir, mas aquelas preciosas e insubstituíveis fotos de família em álbuns privados também irão junto.

Como diz o ditado, “seguro morreu de velho”. Se um hacker ou o Facebook impedirem seu acesso à sua conta e ao conteúdo dela, com um backup você terá uma cópia perfeitamente organizada de suas imagens em seu PC. Para isso, recomendo um app chamado fbDownloader.

fbdownloader_install-360px.jpg
Ao instalar, desmarque as três opções na janela acima para não modificar suas preferências de busca

Ao instalar o programa, tome o cuidado de desmarcar as opções para modificar o mecanismo de busca padrão do navegador (na imagem abaixo) e ofertas de softwares adicionais. Quando executado o programa vai pedir para você fazer login em sua conta e mostrar uma tela com três opções: baixar as fotos onde você foi marcado (Your tagged photos), baixar seus álbuns (All your photo albums) e baixar os álbuns públicos de seus amigos (You friend’s photos). Basta escolher o que você quiser. Dá até pra escolher entre baixar as fotos originais a cores ou convertê-las para preto-e-branco durante o download.

A primeira opção é algo do tipo “clique e espere o download terminar”. Você não pode escolher as imagens que quer, é tudo ou nada. Na segunda você pode ver cada um de seus álbuns numa lista e escolher quais deles quer copiar para seu computador, embora não possa escolher imagens individuais.

O mesmo acontece com os álbuns dos seus amigos. Isso não é um problema se o álbum em questão tem apenas um punhado de imagens, mas se tiver centenas delas e você quer apenas algumas, é melhor preparar a paciência para separar o joio do trigo.

fbdownloader_main-360px.jpg
Nesta tela você pode escolher entre baixar as fotos em que
foi marcado, todos os seus álbuns ou fotos dos seus amigos.

Um probleminha que encontrei é que, uma vez que o download é iniciado, não há nenhuma forma de fazê-lo parar, a não ser fechando completamente o programa. Não há um botão “Cancel”, uma omissão incomum nesse tipo de software.

Detalhes à parte, este é um bom programa que permite fazer o backup de suas imagens do Facebook facilmente. Se ele não lhe agradar, o PhotoGrabber é uma outra boa opção, e é gratuito e Open Source. Experimente ambos e veja qual lhe atende melhor. 

A moral da história: não confie seus dados apenas a um site, não importa qual seja. Tenha sempre pelo menos um backup em algum lugar. No caso do Facebook, estes dois apps são mais do que o suficiente para isso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail